A Prefeitura de Sumaré encerrou o ciclo da testagem rápida para diagnóstico da Covid-19 entre os servidores municipais e funcionários de instituições parceiras, a fim de identificar casos assintomáticos – que são positivos para a doença, mas não apresentam sintomas. Desde o dia 13 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 1.200 testes, com o objetivo de ampliar o monitoramento da doença, barrando a disseminação do vírus e o aumento do número de pessoas contaminadas.

O cronograma promoveu visitas nas secretarias municipais e entidades que, por prestarem atendimento essencial, tiveram seus trabalhos mantidos durante a quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus. Dos 1.200 realizados, 45 testaram positivo e iniciaram imediatamente o período de isolamento domiciliar, com o acompanhamento da Secretaria de Saúde. Em algumas visitas, os trabalhadores também receberam a aplicação de doses de vacinas contra gripe e sarampo.

“Essa ação visa ampliar a quantidade de testes, o que é fundamental nesse momento para conseguirmos alcançar melhores resultados no enfrentamento ao coronavírus. A primeira etapa da testagem rápida para a população que não apresenta sintoma da doença também já foi realizada”, lembrou o prefeito Luiz Dalben.

Antes da coleta das amostras, as equipes da Secretaria de Saúde e das unidades de Saúde (CS 2, Vasconcelos, Santa Clara, São Judas e Cruzeiro) também destacaram informações sobre a importância do procedimento, os cuidados que devem ser tomados no caso de resultados positivos e, principalmente, as medidas preventivas que devem continuar mesmo se o teste for negativo.

A Prefeitura de Sumaré também realizou a testagem rápida para a população que não apresenta sintoma da doença. Foram aplicados 1.200 testes em toda a cidade.

Além disso, todos os cidadãos que apresentarem sintomas leves da doença devem procurar a unidade localizada na sua região: Região Central/Rural (UBS Veccon), Região do Matão (UBS Matão), Região do Picerno (UBS Bordon), Região do Maria Antonia e Nova Veneza (UBS Florely), Região da Área Cura (UBS Ypiranga), de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Todos são atendidos respeitando os protocolos exigidos pelos órgãos sanitários e de saúde.