Conteúdos sobre o mercado, tendências para o setor de turismo e boas práticas para servir de inspiração, fazem parte da programação do Sebrae Conecta Destinos, evento online que começa nesta segunda-feira, dia 31, e segue até quinta-feira, dia 3 de setembro, das 17h às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: http://sebrae.contatosebraesp.com.br/conectadestinos .
O evento é voltado para empresas do segmento, governanças dos destinos e interessados no tema. Serão quatro dias de transmissões online para debater ideias, tendências e experiências do turismo, de um dos setores mais afetados pela crise do novo coronavírus.
De acordo com a 6ª edição da pesquisa Sebrae sobre o impacto da pandemia nos pequenos negócios, as empresas de turismo registraram uma queda de 74% no faturamento em comparação ao mesmo período no ano anterior.
Segundo Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP, a redução da demanda por viagens foi drástica, mas agora é preciso se preparar para uma recuperação. “A tendência é que o viajante prefira locais mais próximos nesse primeiro momento e os destinos regionais e as empresas precisam estar preparados para atrair e receber o turista com segurança”, destaca.
Temas
A programação do evento foi dividida em quatro temas e terá palestras sobre como está o mercado, orientações de “como fazer” e a apresentação de exemplos de sucesso.
Na segunda-feira, dia 31, será a vez de falar sobre formatação de destinos inteligentes com as palestras da especialista Marta Poggi e de Sâmia Borges, do Sebrae-SP. Estão confirmadas as participações de Bruno Miranda, do Parque Ecológico Rio Formoso e Atratur de Bonito, e Rafael de Almeida, presidente da Gramadotur, de Gramado.
O tema do segundo dia será roteirização turística com a participação de Carlos Silvério, da Agência Graffit Viagens e Turismo, além de palestras sobre a Rota das Emoções e Rota da Uva.
Promoção e comercialização são os destaques do dia 2 de setembro. A jornada do turista para escolha do destino, contada pelo Facebook e pelo Google, Storytelling e estratégias de promoção e comercialização do litoral norte de São Paulo fazem parte da programação. Estão confirmadas as participações de Gustavo Monteiro de Carvalho, secretário executivo do Circuito Litoral Norte Paulista, e Luciano Silva, da CVC.
No último dia o tema são as estratégias e práticas de retomada, o Selo Turismo Responsável e Seguro e o Município de Mairiporã contando como está se preparando para a retomada do turismo.