O prefeito de Americana, Chico Sardelli, e o vice-prefeito, Odir Demarchi, receberam no Gabinete, na manhã desta sexta-feira (5), o vereador Leco Soares, que apresentou o projeto arquitetônico de uma clínica-escola para autistas que deverá ser construída no Parque Novo Mundo. Estavam presentes, ainda, o secretário adjunto de Convênios, Vinicius Zerbetto, e a arquiteta Vanessa Wanderley Kusel. “Quero dar os parabéns para o vereador Leco por trabalhar em cima de um assunto muito importante e sensível que é a educação para autistas. Quem ganha com isso é a comunidade, que passa a ser melhor atendida”, disse o prefeito Chico Sardelli.

O próximo passo é buscar recursos para a concretização da obra. “Fizemos o projeto arquitetônico, a elaboração da estrutura e a planilha orçamentária. Agora, entramos na fase de captação de verbas para a construção da clínica-escola”, afirmou o secretário adjunto de Convênios, Vinicius Zerbetto. “A educação para autistas é uma bandeira importante da nossa secretaria e estamos empenhados, sem abrir mão das boas experiências que já tivemos na rede, no avanço do projeto”, destacou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

O vereador Leco Soares adiantou que visitará Brasília, mais especificamente o gabinete da deputada federal Renata Abreu, para apresentar o projeto e solicitar recursos para a viabilização da construção.

 

Em setembro deste ano, uma comitiva de Americana visitou o Centro de Desenvolvimento Humano Tiquira, em Campinas, uma clínica-escola fundada em 1989 que atende alunos com deficiência intelectual e transtornos do espectro do autismo (TEA).

Na ocasião, participaram da visita os secretários de Saúde, Danilo Carvalho de Oliveira, de Educação, Vinicius Ghizini, o secretário adjunto de Gestão de Convênios, Vinicius Zerbetto, e o vereador Leco Soares. Eles foram recebidos pela diretora da escola, Cristiane Pires Barbosa Morelli, que apresentou os programas Escola de Educação Básica Tiquira, Qualificação para a Vida Adulta, Centro Dia e Centro de Especialidades, desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de pedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e psiquiatria.