A Câmara de Sumaré celebra o Dia da Consciência Negra com a realização de dois eventos no dia 20 de novembro. Na Estação de Sumaré (Avenida Júlia de Vasconcelos Bufarah, 615, Centro), a partir das 10h, será entregue o Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares a pessoas que prestaram relevantes serviços à população negra e afrodescendente no município. Às 13h, no mesmo local, terá início a 4ª Festa da Cultura Afro-Brasileira. As comemorações têm apoio dos Conselhos Municipais de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, além da OAB Sumaré.

Neste ano, serão agraciados com o Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares 15 homenageados.  O vereador Andre da Farmácia (PSC) prestará homenagem a Alecsandro Alves dos Reis, enquanto o vereador Ulisses Gomes (PT) entregará o diploma a Aparecida Antônio dos Santos. Já o presidente da Câmara, vereador Willian Souza (PT), homenageia Cássia de Jesus López e Osmar Gaudêncio, e o vereador Toninho Mineiro (PV) indica Edson Modesto da Costa. O vereador Rodrigo Dorival Gomes (Cidadania) entregará o diploma a Ivone Aparecida Ribeiro Ferraz, e o vereador Silvio Coltro (PL) presta homenagem a Leonardo Policarpo da Silva. O vereador Digão (DEM) homenageia Samuel Gomes da Silva, enquanto o vereador Alan Leal (Patriota) indica Silene Gomes da Silva. O vereador Sirineu Araújo (PL) presta homenagem a Leonice Oliveira da Silva, e o vereador Ney do Gás (Cidadania) entrega o diploma a Zenilda de Jesus Pereira.

A OAB Sumaré indica para receberem a honraria Judite Batista de Oliveira e Moacir de Freitas Alves. Eleonora Aparecida Alves de Souza Domingos, a Mãe Eleonora, e José Sedinei Leite Júnior, o Pai Sedinei, serão homenageados in memoriam.

O diploma foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 252, de 2 de junho de 2004, de autoria do então vereador Eng. Agrônomo Alan Cardeque Simões de Almeida. A novidade neste ano foi a inclusão do nome Dandara à honraria, proposta pelo vereador Willian Souza por meio do Decreto Legislativo nº 515, de 27 de outubro de 2021.

4ª FESTA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Ainda no dia 20, a partir das 13h, acontece a 4ª edição da Festa da Cultura Afro-Brasileira. A festa popular terá praça de alimentação com comidas diversas, exposições de artigos africanos e religiosos, vendas de roupas e colocação de tranças.

A programação artística inclui o grupo de capoeira Raízes Baianas; dança afro com o grupo Oju Obá; Folia de Reis com a Companhia Mensageiros da Paz; teatro com a Companhia Teatral Maktub e Cássia López; música sertaneja com a dupla Celito e Ivalone; Hip Hop com a Blanc Show; performance com o Coletivo de Arte e Cultura de Sumaré, e samba com a Comunidade Samba da Feira.

Para o presidente da Casa, vereador Willian Souza, “O Dia da Consciência Negra é um momento de reflexão coletiva sobre a maneira como as pessoas negras vêm sendo tratadas secularmente no país. O Brasil foi construído com bases profundamente enraizadas na cultura de origem africana, expressas na religião, na música e, culinária e diversos outros aspectos da vida nacional. Diante disso, é de extrema importância que negros e negras assumam papéis de protagonismo, ocupando os mais diversos espaços dentro de nossa sociedade. O Diploma Zumbi dos Palmares e a Festa da Cultura Afro-Brasileira são oportunidades de reconhecimento e exaltação dessas pessoas e dessa cultura, que são partes essenciais da nossa cidade”, enaltece.

Todos os eventos serão abertos ao público, permanecendo obrigatório o uso de máscara.