O vereador Marschelo Meche (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações sobre medidas de combate à dengue em Americana. No documento, o parlamentar reproduz reportagem da imprensa local sobre o número de casos de dengue em Americana. Conforme dados expostos no requerimento, Americana possui 1.813 casos confirmados de dengue, enquanto a cidade de Campinas possui 534.
Meche questiona se a prefeitura de Americana tem tomado providências para controle dos casos de dengue, se faz contrato com laboratórios privados para oferecer exames na rede municipal de saúde, se há oferta de vacinas e dados relativos aos exames e vacinas. Segundo o vereador, Americana apresenta muito mais casos que as demais cidades e ações emergenciais precisam ser tomadas. “Além de termos os números mais altos de casos de dengue, há suspeitas que esses números sejam 30% maiores. Estamos vivendo uma grande epidemia e precisamos de ações de emergência. Estamos vendo os casos de morte aumentarem e hoje em dia está sendo comum ouvir que alguém está com dengue”, aponta.
Ainda no documento, o parlamentar requer medidas emergenciais de profilaxia da dengue, oferta de vacinas e ampliação da oferta de exames na rede pública. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário em sessão ordinária e encaminhado à prefeitura para resposta.
Pastor Miguel pede providências para o “descidão” do São Roque
O vereador Pastor Miguel (Republicanos) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação ao Poder Executivo solicitando providências urgentes a respeito da situação da Rua Índia, em trecho conhecido como “descidão” do São Roque. No documento o parlamentar informa que moradores do bairro o procuraram para solicitar serviços na via que é utilizada como acesso, principalmente de pedestres. Segundo eles, a rua encontra-se em situação precária em razão da falta de iluminação e más condições do calçamento. “Isso contribui para a insegurança dos que transitam por ali”, frisa Pastor Miguel.
O autor cita que a rua recebe fluxo intenso de veículos e, em função da arborização existente, solicita com urgência providências das secretarias responsáveis quanto à implantação de iluminação, melhorias e alargamento do calçamento, reforma das guias, melhorias na sinalização e serviços rotineiros de limpeza, capinação e poda técnica das árvores. “Há anos a população das proximidades vem cobrando melhorias para a via, que é conhecida como ‘descidão’ do São Roque. Localizada entre uma área de preservação, a passagem possui aspecto de abandono, principalmente pela falta de iluminação e de calçamento adequado. Portanto, providências no local são necessárias e urgentes”, enfatiza o autor.
A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (5) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.