No início de junho, o Parque Ecológico Isidoro Bordon de Nova Odessa, ganhou um novo integrante. Quatro filhotes de lobo guará, espécie ameaçada de extinção, nasceram no Zoológico Municipal, mas apenas um sobreviveu e foi ???adotado??? por uma cadela vira-lata da Aaano (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa).

O filhote foi retirado do recinto, pois corria risco de ser comido pela própria mãe. De acordo com a bióloga do Zoológico, Daniela Favaro, há três anos consecutivos ocorre cria deste casal de lobos, porém por estresse e consequentemente proteção à cria, a mãe acaba comendo os filhotes. ???Esta atitude é considerada normal nesta espécie mantida em cativeiro???.

A veterinária Paula Faciulli explica que a reprodução em cativeiro é um processo que requer muito cuidado e, por isso, para garantir que o filhote possa ter melhores condições de sobreviver, foi retirado da mãe e é alimentado a cada duas horas pelos técnicos do zoológico.

A equipe do Zoo conseguiu, com a ajuda da Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa, uma cadela para se tornar a mãe ???adotiva??? do filhote e amamentá-lo nos primeiros dias de vida. ???O leite da mãe sempre é o melhor para o filhote em qualquer espécie. Além de proteger de doenças, evita infecções e alergias. Como complemento da alimentação, os técnicos do zoológico intercalam as mamadas com um leite artificial especifico???, frisou Paula.

O nascimento do filhote de lobo guará soma aos outros animais que recentemente nasceram no Zoo neste ano: um filhote de tamanduá, espécie também ameaçada de extinção, e dois de veado catingueiro.