O mercado político de Americana calcula que entre 8 e 10 dos atuais vereadores devem ficar de fora após o resultado das urnas nas eleições deste ano. No pior cenário para os atuais edis, ficariam de fora 13 dos atuais vereadores e no melhor cenário ficariam de fora apenas 6.
O partido com mais vereadores- PL- pode perder até 5 vereadores caso algum novato consiga furar a bolha das urnas. Até agora, o mercado não percebeu a presença desta pessoa. O PP tem hoje dois vereadores, recebeu o ex-vereador Rafael Macris e dificilmente fará 2 nomes este ano.
Leia + sobre política regional
Outros partidos que correm risco são PRD (tem 2 vereadores e ao menos 4 ‘mordedores’ na disputa) e o PSD, que tem 3 vereadores. O DC também pode perder seu único vereador. O partido vai ter o policial Coronel Adriano Daniel como nome forte e é hoje o principal nome da legenda.
Mercado, esquerda e os ‘sem vereador’
Existe a previsão que os partidos de esquerda aumentem sua participação depois das eleições deste ano. A Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) tem hoje apenas uma vereadora e trabalha para aumentar este número com uma chapa completa, nomes fortes e os votos de legenda impusionados pelo presidente Lula.
O PDT tem hoje também apenas um vereador e aposta para aumentar esse número em especial por ter a principal candidata de oposição ao governo Chico Sardelli (PL).
Outros partidos que vão buscar ter seu 1o vereador este ano. Agir, Novo e PSB estão entre os que vão buscar estrear ou voltar a ter vereador na Câmara de Americana.
Os partidos que virão com chapa completa levam grande vantagem aos ‘capengas’.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP