Aluna grava professora agredindo aluna especial.
Aluna grava professora agredindo aluna especial. Professora grita e fala que a aluna, que tem deficiência intelectual, vai ter que ser levada para a diretoria.
Semana da Educação Nova Odessa reforça papel da Rede na Educação Inclusiva
Aconteceu na segunda e terça-feira, dias 22 e 23/07, a Semana da Educação 2024 da Prefeitura de Nova Odessa. O evento marcou o retorno de cerca de 800 profissionais da Rede Municipal de Educação da cidade para o segundo semestre de 2024, e contou com uma série de palestras sobre o tema “Educação Inclusiva: construindo uma escola para todos”.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, José Jorge Teixeira, do secretário Assis das Neves Grillo, das diretoras de Ensino Fundamental, Denile Tupynambá Marin, da Educação Infantil (e supervisora), Marli de Oliveira Pontes, e de todos os diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos, assistentes sociais, psicólogos, professores, orientadores de alunos, secretários, EDIs, serventes e merendeiras, estagiários, profissionais de apoio escolar (cuidadoras) e toda a equipe de apoio que atua na Rede.
A Semana da Educação de Nova Odessa tem o objetivo de proporcionar aos profissionais momentos de reflexão sobre o Ensino público, além de aprimorar a prática pedagógica e avançar na garantia do direito de que todos os alunos da Rede Municipal Tenham uma Educação de qualidade, inclusiva e humanizadora.
Leia+ Brasil, meio ambiente e educação
De acordo com a diretora de Ensino Fundamental da Rede, “a Semana da Educação 2024 foi planejada para avançarmos na inclusão escolar, propor a constituição de uma escola que se oponha a praticas excludentes, que valorize a singularidade do ser humano e onde as mudanças aconteçam nas ações cotidianas”.
No primeiro dia de evento, toda a equipe participou de palestras e vivências que contribuíram para a humanização do tema do evento. A abertura do evento ficou por conta das crianças do Grumma (Grupo de Mães Acolhedoras do Autismo), que fizeram a apresentação de dança. Em seguida, a professora de Atendimento Educacional Especializado Regina Pantarotto contou a “História de um Olhar”, extraída do livro “A vida que ninguém vê”, da autora Eliane Brum.
A palestra “Educação Inclusiva: O Desafio de Não Deixar Ninguém Para Trás”, ministrada pelo mestre na área de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Luiz Henrique de Paula Conceição, trouxe uma reflexão importante a todos presentes sobre o mundo de possibilidades existentes na área da Educação e todas as formas de inclusão, trazendo um viés importante no mundo em que vivemos.
Já no segundo dia, o professor, MC e rapper Renan Inquérito tomou conta do palco e trouxe de forma descontraída a apresentação “Todo professor é MC”, que trouxe situações cotidianas envolvendo arte, cultura, poesia, reflexão e encantamento. A segunda parte do dia ficou por conta do palestrante, autor e professor universitário Odair Marques, que trouxe uma palestra sobre o tema “A Escola como Ambiente de Desconstrução de Preconceitos”.
Para a coordenadora de Educação Especial do Município, Érika Salazar Sanches Manoel, “temos em nossas mãos o grande desafio de construir essa escola, uma escola que se oponha a práticas excludentes, que se oponha a toda e qualquer forma de preconceito, discriminação ou segregação, e que ao oposto disso, valorize a singularidade de cada criança, portanto realizamos esse encontro de educadores com o objetivo de marcar posição com esse compromisso ético e político”.
RETORNO DAS AULAS
Os mais de 5.300 alunos de zero a 10 anos das 25 escolas da Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa retornaram às aulas nesta quarta-feira (24/07) após o período de recesso escolar. Este é o segundo ano da história de Nova Odessa em que todos os alunos da rede recebem kits de material e de uniforme escolar gratuitos.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP