Mais de 36 mil pessoas buscaram medicamentos nos programas da rede pública de Saúde em Santa Bárbara d???Oeste no mês de agosto, que representa uma média de 1.200 atendimentos por dia. Segundo a Secretaria de Saúde do município, a Atenção Básica foi o setor mais procurado com 22 mil atendimentos, em seguida vieram o Programa de Especialidades Médicas (Alto Custo) com 4.700 atendimentos, Farmácia Popular do Brasil (4.098), Saúde Mental (3.762), Assistência Farmacêutica (513), Programas de Medicamentos Estratégicos (315) e Nutracêuticos (210).
Todas as farmácias da rede pública, possui uma lista padronizada de medicamentos disponível em banner. ?? aconselhável sempre quando o médico receitar um remédio, a população verifique se ele consta na lista.
Caso a pessoa não esteja cadastrada, deve-se dirigir a unidade mais próxima levando documentos pessoais, como Cartão SUS, RG e comprovante de residência. As pessoas que não possuem Cartão SUS, devem procurar a unidade mais próxima de sua residência.
Os medicamentos, disponibilizados pela rede municipal de saúde, devem ser retirados mediante a apresentação de receita médica. No Centro Médico, localizado na Rua Prudente de Moraes, 231, estão as Farmácias de Especialidades. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7 horas às 16h30.
Já o Amdic (Ambulatório Médico de Doenças de Infecto Contagiosas), onde está a Farmácia de Programas Estratégicos, está localizado na Av. Sábato Ronsini, nº 203, na Vila Linópolis. O atendimento é das 7 horas às 16h30, de segunda à sexta-feira.
A Farmácia Popular do Brasil, que conta com medicamentos gratuitos e outros subsidiados, fica na Praça João XXIII, s/nº, no Centro. O local funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas e aos sábados das 8 horas às 12h30. Informações sobre os horários de funcionamento das Farmácias de Atenção Básica, localizadas nas UBS’s, devem ser obtidas nas unidades.