Na próxima terça-feira, dia 17 de setembro, o DAE (Departamento de Água e Esgotos) de Sumaré informa que haverá uma parada programada para a manutenção nas bombas da rede da Estação de Captação de Água Bruta do Rio Atibaia, o que vai forçar uma interrupção momentânea e programada na captação e, portanto, no tratamento de água realizado na ETA (Estação de Tratamento de Água) 2, interrompendo o abastecimento de toda região do Matão, Nova Veneza e Picerno, um total de aproximadamente 70% da população sumareense.
A autarquia informa que o objetivo da manutenção é conseguir o melhor rendimento das bombas, com mínimo de defeitos de produção e garantindo as melhores condições de higienização das tubulações da captação. O dia foi escolhido por ser, normalmente, o de menor consumo doméstico na semana.
O departamento técnico do DAE explicou que a inspeção é realizada rotineiramente, daí a importância da população ser avisada previamente,principalmente os bairros que serão afetados: Parque da Amizade, Jatobá, Paulistano, Manoel de Vasconcelos, Cecap, Altos de Sumaré, Dom Bosco, RealParque, Chácaras Monte Alegre, Chácaras Bela Vista, Rosa e Silva, Basilicata, Sumaré I e II, Campo Belo e Vergílio Basso.
Nestes locais, a pressão nas redes das ruas deve cair a partir das 6 horas da terça. A previsão é de que a rede em carga e o tratamento voltem a partir das 15 horas, mas a distribuição de água com a regularização dos reservatórios, deve ser totalmente normalizada até a madrugada da quarta-feira, dia 18.
Recomenda-se, mais uma vez, a colaboração dos moradores e a conscientização no consumo da água nas partes mais baixas, para que os bairros mais altos não sofram com a recomposição do abastecimento. O Canal Direto do DAE vai estar em regime de plantão através do telefone gratuito0800-151025, para tirar as dúvidas dos clientes da autarquia. Mais informações em ww.daesumare.com.br.