Os contrataques aos defensores dos animais por parte de jornalistas hoje conservadores aliados a cientistas teve a mesma intensidade e falta de noção que os primeiros.
Uma parte da sociedade ainda acredita que a ciência nos levará ao paraíso também prometido pelas religiões. E o paraíso é a vitória sobre a morte. Para crentes na ciência, vale já a satisfação que a vitória atenda seus herdeiros.
Mas a ciência e sua torcida não levam em conta a crescente infantilização da sociedade pós moderna. Os responsáveis pela infantilização do pensamento médio são a necessidade de consumo e a publicidade associada à venda dos produtos a serem consumidos. ?? mais fácil convencer hoje as crianças grandes com produtos coloridos e musas peitudas do que convencer conceitualmente.
NA BERLINDA- A ciência e seus defensores vivem à parte da sociedade. E estão na berlinda desde o fim da 2a guerra, com Hiroshima e Nagasaki. A ciência claramente trouxe e traz avanços, mas é condicionada às vontades da coletividade. O que deve acontecer no Brasil nos próximos meses e anos não é uma guinada ao obscurantismo. O que tende a acontecer é um maior controle para com as atividades da ciência que usa animais em testes. Simples assim.