A avaliação do presidente Lula da Silva (PT) é a melhor do ano até agora, mostra pesquisa diz Quaest divulgada esta quarta-feira. O projeto de lei que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil mensais, uma das principais promessas de campanha do presidente, vem ganhando popularidade entre os brasileiros após ser aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP

Lula registra agora empate técnico entre aprovação (48%) e desaprovação (49%), diferença mínima em comparação aos dez pontos negativos registrados em julho.

lula

O destaque vem justamente da alta renda, faixa em que o presidente vinha enfrentando maior resistência. Entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, a aprovação a Lula subiu sete pontos, chegando a 45% — embora a maioria (52%) ainda o desaprove. Nas faixas de renda baixa e média, os índices permaneceram estáveis.

De acordo com a nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (8), 67% dos entrevistados afirmam conhecer o projeto, um aumento de 11 pontos percentuais em relação ao levantamento de junho. A aprovação à proposta também subiu: agora, 79% dos brasileiros dizem apoiar a medida — quatro pontos a mais do que na pesquisa de julho.

Expectativas e impacto
Entre os que conhecem o projeto, 41% acreditam que a isenção trará uma “melhora importante” em suas vidas, número que era de 33% em março. Outros 49% esperam apenas uma “melhora pequena”.

A maioria dos entrevistados também se mostra favorável a uma compensação tributária: 64% concordam com o aumento de impostos sobre os mais ricos para viabilizar a medida, contra 29% que discordam.

Lula candidato

O petista deve vir candidato ano que vem. Caso se confirme, Lula será candidato a presidente do Brasil pela sétima vez. Até hoje, ele está empatado em vitórias e derrotas, com 3 pra cada lado (+2002, 2006 e 2002  e -1989, 1994 e 1998).

Percepção econômica

A pesquisa também mostra otimismo moderado com a economia. Para 43% dos entrevistados, a situação do país deve melhorar nos próximos 12 meses — um aumento de três pontos em relação a setembro. Já 35% esperam piora, dois pontos a menos.

Entre os que avaliam o passado recente, caiu de 48% para 42% o percentual dos que acreditam que a economia piorou no último ano. A fatia que considera a situação estável passou de 29% para 35%, enquanto os que veem melhora permanecem em 21%.

Metodologia

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro e ouviu 2.004 pessoas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O resultado consolida a isenção do IR até R$ 5 mil como uma das bandeiras centrais de Lula para 2026, reforçando a pauta econômica e social que deve marcar sua tentativa de reeleição.

Leia Mais Notícias do Brasil