5 dicas para dar uma “escapada” da rotina

Respirar fundo, mudar o cenário e se permitir pausar; pequenas fugas do dia a dia podem renovar sua mente e transformar sua semana

Leia + sobre  saúde

Chega um momento em que tudo parece igual: o despertador toca, o café esfria e a sensação é de que os dias se repetem. É aí que surge a necessidade de dar uma pequena escapada — não para fugir da rotina, mas para respirar fora dela.

Essas pausas não precisam ser grandes, mas precisam ser reais. São elas que ajudam a clarear a mente, aliviar o estresse e trazer de volta aquela sensação boa de leveza que o cotidiano insiste em roubar.

1) Prazer e eficiência das pequenas pausas

Descanso e produtividade estão diretamente interligados. Muitas empresas, inclusive, incentivam o descanso proativo de seus colaboradores — pequenas pausas regulares e planejadas para recarregar as energias e refrescar a mente. Dados da consultoria Gartnet mostram que essa prática aumenta o volume e a qualidade das entregas em até 26%.

Momentos simples podem mudar o rumo de uma longa semana de trabalho. Seja no dia a dia ou nos finais de semana, as sonecas são cientificamente comprovadas como grandes aliadas da eficiência e atividades cerebrais. Um estudo do Centro de Sono e Cognição da NUS Medicine, em Singapura, indica que cochilos de 30 a 60 minutos favorecem a memória e a produtividade.

image.png

Tudo isso mostra que não é preciso agir de forma drástica para escapar da rotina estressante, além de evidenciar os benefícios para a saúde (mental e física) e o desempenho profissional.

2) Mude o cenário, mude o humor

Sair de casa faz maravilhas para o corpo e a mente. Estudos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e da Universidade Católica Santo Toribio de Mogrovejo, no Peru, apontam que viajar proporciona efeitos emocionais positivos que podem se estender para o organismo.

Os benefícios não são apenas relacionados a viagens longas, mas também a passeios mais curtos. Em meio ao dia a dia caótico das responsabilidades pessoais e profissionais, o simples ato de mudar de ambiente é capaz de aliviar a tensão.

Novos ares, por mais simples que sejam, ajudam a quebrar a rotina de forma prática e eficiente. Programas singelos, como caminhar no parque, fazer compras no shopping ou tomar café na sua padaria preferida, podem ser verdadeiros refúgios.

image.png

Também vale apostar em atividades que você nunca fez antes. Ainda que não seja de grandes proporções, o desconhecido traz aquele friozinho na barriga e esconde um universo de novas sensações e prazeres.

3) Invista em momentos só seus

Socializar é extremamente importante para manter relações na vida pessoal e no trabalho — e é um elemento fundamental da qualidade de vida —, mas os momentos apenas com a própria companhia também não devem ser neglicenciados.

O tempo de qualidade individual serve para colocar as ideais no lugar, deixar o estresse de lado, curtir o silêncio e renovar as energias. Em meio a uma sociedade tão intensa e conectada, se afastar por alguns instantes pode ser o que você precisa para retornar aos seus afazeres com ainda mais vigor.

Momentos solo não têm um formato único — dependem exclusivamente das suas preferências e necessidades. Pessoas caseiras podem ler um livro e apreciar uma boa taça de vinho, enquanto os aventureiros têm a opção de fazer trilhas ou praticar esportes.

image.png

Seja o que for, hobbies e rituais pessoais são interpretados como autocuidado. O resultado é mente menos cheia, humor nas alturas e disposição para novos desafios.

4) Conecte-se com o que te inspira

O que faz você se sentir bem e com vontade de desbravar o mundo com ainda mais ânimo e coragem do que antes?

Buscar fontes de energia positivas é uma forma de sair da mesmice sem precisar ir para muito longe. Se a sua fonte de inspiração é a sua família, o tradicional almoço de domingo pode fazer maravilhas. Se você gosta de natureza, caminhar pelo parque ou fazer aquele bate e volta na praia certamente contribuirão para a leveza da mente e do coração.

Mais uma vez, o método depende da sua personalidade e estilo de vida, mas uma coisa é absoluta em todos os casos: esteja totalmente presente para aproveitar cada segundo. Se o seu corpo está em uma confraternização com os amigos, mas a cabeça não para de pensar nos problemas do trabalho, você está permitindo que a rotina não apenas te persiga, mas que também assombre seus momentos de felicidade.

image.png

Entregue-se aos momentos de prazer da vida da mesma maneira que o seu compromisso com as responsabilidades. A paz também é conquistada com o discernimento de identificar — e a dedicação de aproveitar — os dias de relaxamento.

5) A importância de se conectar com quem faz bem

Seres humanos são criaturas de comunidade. Ainda que momentos individuais sejam importantes, passar muito tempo sozinho pode comprometer a saúde mental.

O tema pode ser atual, mas a conclusão existe há tempos. Um estudo do Departamento de Saúde Pública da Califórnia, realizado entre 1960 e 1979, descobriu que as conexões sociais influenciam a longevidade. Os pesquisadores estabeleceram que pessoas com mais laços sociais têm menos chances de morrer do que aqueles com menos relações.

Atualmente, a ciência compreende variáveis relacionadas à alimentação, genética e estilo de vida que interferem na duração da vida, mas o consenso ainda é o mesmo: cultivar bons relacionamentos é questão de bem-estar.

A dica é se rodear de pessoas que te fazem bem, investindo em tempo de qualidade sempre que possível — e se esforçando para que as reuniões realmente possam acontecer.

image.png

Marque encontros presenciais com amigos e familiares, como jantar leve, caminhada ao ar livre ou até organizar um brunch de domingo. O importante é estar junto, estreitar laços e recarregar as energias.

Referências:

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP