A expansão da rede de distribuição de gás canalizado beneficiará, na cidade, os distritos de Barão Geraldo, Sousas e as regiões do Ouro Verde e Amarais. Em Jundiaí, Americana e Piracicaba, a Companhia dará andamento aos Projetos de Varejo, com a construção de aproximadamente sete quilômetros de rede e a ligação de gás em 200 casa/mês, em cada um dos três municípios.
A Comgás inicia, em maio, uma nova fase de investimentos na região de Campinas para a expansão da sua rede de gás natural canalizado. Em Campinas, o projeto terá início no Distrito de Barão Geraldo, com a instalação de uma rede de sete quilômetros cujas obras serão iniciadas em maio e entregues até agosto. A rede atenderá exclusivamente ao comércio local, com estimativa de conectar 80 estabelecimentos.
A concessionária também projeta a execução de uma rede de seis quilômetros de extensão no Distrito de Sousas. Projetada exclusivamente para atender o setor comercial, em Sousas as obras estão previstas para ter início no primeiro trimestre de 2015 com prazo de execução de três meses. Essa rede deverá atender cerca de 60 estabelecimentos comerciais da localidade.
Ainda nos primeiros três meses do próximo ano, a Comgás pretende iniciar o projeto para a implantação do gás natural na Região dos Amarais, numa extensão de quatro quilômetros. De olho no grande potencial econômico de Ouro Verde, a companhia negocia com a Prefeitura, a entrada no município. A Comgás prevê implementar uma rede de 300 quilômetros para o atendimento de 55 bairros, com a maior concentração populacional da cidade.
Na área de concessão da Comgás, Campinas é o município que tem o maior número de clientes. A cidade conta com, aproximadamente, 54 mil usuários, seguida por Jundiaí, com 21.218 clientes. Piracicaba ocupa o terceiro lugar, com 7.471 usuários e, Limeira, o quarto, com 2.920, superando Sumaré onde são atendidos 1.013 clientes. Em Hortolândia são atendidos 450 usuários.
O gás natural canalizado pode substituir os mais variados tipos de combustíveis usados nas indústrias, com uma queima limpa e uniforme, é ecologicamente correto, contribui para uma maior produtividade e para a melhoria dos padrões ambientais, aumentando a competitividade das empresas. No comércio, ele pode ser utilizado na cocção de alimentos, climatização de ambientes e para a cogeração de energia.
Investimentos
De acordo com o Diretor-presidente da Comgás, Luís Henrique Guimarães, esse ano, o plano estratégico de difusão do uso do gás natural como fonte de energia prevê o investimento de R$ 680 milhões na área de concessão da empresa, que e composta por 177 municípios do estado São Paulo. Nas 75 cidades nas quais a Comgás já está presente, a Companhia possui cerca de 11 mil quilômetros de rede de gás canalizado. Na região de Campinas, a concessionária pretende investir R$ 80 milhões na expansão da sua rede de distribuição.
Além de Campinas, também Jundiaí, Americana e Piracicaba estão recebendo investimentos, conforme destaca Renato Brandão, gerente Regional da Comgás. Nelas, a companhia mantém em andamento os chamados Projetos de Varejo, com a construção mensal de aproximadamente sete quilômetros de rede e a ligação de 200 casas, por mês, em cada um dos três municípios.