O presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), Joaquim Lopes, esteve nesta quarta-feira (30) em Nova Odessa e reforçou o compromisso da empresa em recapear os trechos da avenida Ampélio Gazzetta onde o asfalto está danificado. CORREDOR – O trecho de 24,3km do Corredor Metropolitano ligará os municípios de Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d’Oeste com 13,6km de faixas exclusivas para ônibus e 10,7km de adequações e melhoramentos no sistema viário existente.
Em Nova Odessa, as obras incluem a reforma geral do Terminal Rodoviário e a construção do Complexo Viário Jean Nicolini. Também está previsto a construção de dois novos terminais (Americana e Santa Bárbara d’Oeste); a construção de três novas estações de transferência (São Paulo, em Santa Bárbara d’Oeste; Amizade, na Divisa Americana/Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa) e a Transposição do Córrego Mollon, em Santa Bárbara d’Oeste. Também estão previstas no projeto ciclovias.
De acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, neste trecho cerca de 40 mil usuários por dia serão beneficiados. Em todo o empreendimento a previsão é de atender a 220 mil usuários/dia. Segundo os dados divulgados, os ônibus que circulam no corredor terão um ganho de 17% na velocidade média comercial, circulando a 25km/h ao invés dos atuais 21,4km/h.
Quando estiver operando em sua extensão total de 47,4Km, o Corredor Metropolitano Biléo Soares vai proporcionar redução média de 15 minutos no tempo de viagem entre os municípios, passando dos atuais 75 minutos para 60 minutos. O levantamento aponta que os benefícios se estenderão aos três milhões de habitantes dos 19 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que representam 7% da população do Estado de São Paulo.