A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré realiza neste sábado, 20 de setembro, o ???Dia de Mobilização??? da 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação de meninas entre 11 e 13 anos contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano), que promove proteção contra o câncer do colo de útero e verrugas genitais. Nesta ação estratégica, serão disponibilizados 10 postos de vacinação, das 8 às 17 horas, com o objetivo de atender a demanda de pré-adolescentes que ainda não tenha se beneficiado pelo atendimento da campanha durante a semana.
Respeitando o esquema vacinal composto por três doses (0, 6 e 60 meses), meninas do público alvo que receberam a primeira dose da vacina até 20 de março devem tomar o reforço da imunização neste sábado. Meninas que completaram 11 anos após a primeira etapa da campanha – realizada entre março e abril deste ano – também podem receber agora a primeira dose da imunização. ?? imprescindível a apresentação da caderneta de vacinação.
Devido a grande quantidade de pré-adolescentes que procuram as salas de vacinas, mas que ainda não completaram os seis meses de intervalo estabelecido pelo Ministério da Saúde entre a 1º e 2º dose, a Secretaria de Saúde ??? por meio dos departamentos de Saúde Coletiva, Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica -, ressalta a importância da verificação do dia em que a 1ª dose da vacina foi administrada. A informação está disponível na própria caderneta de vacinação. 
Em Sumaré, durante a primeira etapa da campanha, lançada no dia 10 de março, 4.470 pré-adolescentes sumareenses receberam a primeira dose da imunização. Com o encerramento da primeira etapa da campanha, a vacina passou a integrar o Calendário de Vacinação Nacional e está disponível na Rede Pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização.
Desde o início da 2ª etapa da Campanha, em 1º de setembro, 77 pré-adolescentes já procuraram pelos postos de vacinação da Rede Municipal de Saúde para receber gratuitamente o reforço da vacina. A meta do município para os trinta dias desta segunda etapa é imunizar todas as meninas que receberam a primeira dose da vacina, ou seja, aplicar 4.470 doses.
Vale destacar que a vacina contra o vírus HPV é considerada uma imunização de rotina e o período de campanha visa ampliar a divulgação da disponibilização gratuita da vacina na Rede Pública. ?? importante ressaltar ainda que a vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.