da ESPN.BR- Pressionado a bater o companheiro de Mercedes e único que lhe pode tirar o título, Lewis Hamilton falhou e errou no treino oficial, e Nico Rosberg, perfeito em suas voltas, sairá da pole position neste domingo no Grande Prêmio de Abu Dhabi, que definirá o Mundial de Fórmula 1 de 2014. O alemão garantiu a primeira posição no circuito de Yas Marina com um giro dado nos segundos finais em 1m40s480, 386 milésmimos mais rápido que o inglês, líder da disputa e que nas duas tentativas rápidas que fez não conseguiu superar o adversário.
Na primeira, Hamilton precisava superar 1m40s697 de Rosberg, mas deu uma pequena escapada na curva final antes da reta de chegada e acabou registrando um tempo 324 milésimos mais lento. Na segunda, o campeão de 2008 viu o adversáio melhorar suar marca e foi, mesmo sem cometer nenhum equívoco, incapaz de batê-lo.
Pole, o alemão soma 317 pontos contra 334 do inglês, ou seja, uma vantagem de 17 que pode ser tirada com qualquer erro ou problema na corrida, uma vez que a pontuação nesta prova é dobrada – o vencedor, por exemplo, somará 50 ao invés dos 25 pontos tradicionais.
Felipe Massa sairá do quarto lugar, logo atrás de seu parceiro de Williams, o finlandês Valtteri Bottas, que tirou do brasileiro a terceira posição com uma volta mais rápida nos segundos finais.