Em 2013, levantamento do programa Fantástico apontou que menos de 15% das cidades brasileiras contam com unidade local do Corpo de Bombeiros. Sumaré é desde 1981, uma destas cidades que contam com corporação. Mas, ao contrário de municípios vizinhos como Campinas e Americana, em Sumaré os Bombeiros não são mantidos pelo Governo do Estado, e sim pelo próprio município ??? é uma corporação ???municipal???. Graças a uma parceria entre Prefeitura e Governo de São Paulo, para a qual a prefeita Cristina Carrara já sinalizou positivamente, esta realidade está prestes a mudar, e o Estado deve ???assumir??? e incrementar o órgão.
O assunto foi discutido em uma reunião realizada no último dia 26 de março, no Comando do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, e intermediada pelo deputado estadual Chico Sardelli.
A reunião foi com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, coronel Marco Aurélio Alves Pinto, além do Comandante dos Bombeiros do Interior, coronel José Luiz Salomão, e do Sub Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, tenente coronel Wagner Mora. Também estava presente a assessoriado deputado estadual Chico Sardelli.