A exemplo das outras datas comemorativas do ano, as vendas do Dia dos Pais em 2015 também registraram queda. A FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) estima que o faturamento total no varejo registrou baixa de 4,5% em relação a 2014 (descontada a inflação), ou aproximadamente R$ 1,8 bilhão a menos do que no ano passado.
O cálculo foi feito com base na projeção de uma nova queda real no faturamento do comércio varejista brasileiro em agosto, na participação das vendas do período do Dia dos Pais em relação ao total do mês e no resultado de queda de 0,8% no número de consultas da base de dados da Boa Vista SCPC em comparação com o mesmo período do ano passado.
O resultado apenas confirma o cenário já antecipado pela FecomercioSP. A inflação elevada, os juros altos e a piora no mercado de trabalho derrubaram a confiança do consumidor para o menor nível em 12 anos. A desconfiança vem se traduzindo em um comportamento mais cauteloso por parte do consumidor, que compra menos e evita novas dívidas. Com isso, a queda das vendas no Dia dos Pais em 2015 segue os resultados obtidos nas datas comemorativas anteriores e acompanha o declínio das vendas do varejo como um todo.
O resultado foi calculado sobre o volume de vendas para a data, baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para o Dia dos Pais, foram consideradas as consultas realizadas no período de 1 a 9 de agosto de 2015, comparadas às consultas realizadas entre 2 e 10 de agosto de 2014. A variação no faturamento, por sua vez, foi estimada com base na mudança e na participação das consultas, e na projeção da FecomercioSP para o faturamento da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.