“Essa é a primeira vez que isso acontece”, disse o trompetista Rogério Souza Lima, um dos primeiros músicos da Banda Sinfônica Municipal Prof. Gunars Tiss que, desde 1984, nunca havia entrado no gabinete do chefe do Executivo ??? até a tarde do dia 20 de agosto, quando o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza convidou os 42 músicos da banda para apresentar o projeto do primeiro teatro de Nova Odessa.
Além do projeto, o prefeito Bill lembrou das conquistas que o município teve nos últimos anos e falou sobre os investimentos feitos na cidade.
O Centro Cultural está sendo construído no Jardim Alvorada e tem área total de 1.541 metros quadrados, sendo 735 metros quadrados de área construída. O teatro terá capacidade para 200 lugares, semelhante à dos teatros Eva Herz e Nair Belo, da Capital.
Tanto as obras estruturais do teatro, quanto equipamentos de som e mobiliário são de responsabilidade da empreendedora Cia City, como contrapartida pela instalação de um loteamento no município. A construção do teatro está sendo realizada a pedido do chefe do Executivo.O centro cultural contará com sala de ensaio, sala de equipamentos, camarim, sala de estudos teóricos, copa e espaço para aulas ao ar livre, com um pátio aberto de 397 metros quadrados.
A lei que cria o Centro Municipal de Educação Musical é a de Nº 1.940 de 23 de outubro de 2003, mas nunca foi colocada em prática por falta de estrutura e professores. O Centro Cultural do Jardim Alvorada vai permitir a implantação do projeto Escola de Música, por meio do qual os músicos da Banda Sinfônica serão convidados a dar aulas para crianças. E, o espaço, também será utilizado pelo Coral Cidade de Nova Odessa e a Orquestra Filarmônica, que terão um ambiente adequado para os ensaios semanais