O vereador Felipe Sanches (PSC), por meio do Projeto de Lei 126/2015, protocolado hoje (20), quer instituir o ???Dia de Luta Contra as Hepatites???, incluindo essa data no Calendário Oficial de Eventos de Santa Bárbara d???Oeste, a qual será celebrada, anualmente, no dia 28 de Julho. Esse evento consistirá na promoção de palestras e seminários, com o objetivo de conscientizar e gerar reflexões na população sobre as formas de contágio das hepatites.
O Poder Executivo Municipal, por meio de seu órgão competente, será responsável pela organização, estabelecendo as atividades e ações a serem desenvolvidas no evento e será facultado ao Poder Público convidar instituições, entidades e membros da sociedade civil organizada para participar da organização e realização desse dia de luta.
Na exposição de motivos do projeto, Felipe Sanches afirma que as hepatites virais A, B, C, D e E podem causar infecção e inflamação aguda ou crônica do fígado e podem levar à cirrose e ao câncer de fígado. Estes vírus continuam a ser uma ameaça e estima-se que 350 milhões de pessoas estejam infectadas com hepatite B crônica e 170 milhões de pessoas com hepatite C crônica, o que representa uma em 12 pessoas.
O parlamentar ressalta que, se não for tratada ou controlada, a hepatite B ou a hepatite C podem levar a um estado avançado de danificação do fígado (cirrose) e a outras complicações, incluindo câncer de fígado e insuficiência hepática. Embora muitas pessoas se preocupem mais com a AIDS do que com as hepatites, a realidade é que todos os anos 1,5 milhão de pessoas morrem ao redor do mundo devido à hepatite B e à hepatite C, o que representa um número superior às mortes por HIV/AIDS.