Um caso suspeito do vírus Zika foi registrado em Santa Bárbara d’ Oeste nos últimos dias, o primeiro constatado de maneira oficial pelas autoridades locais. A informação é do diretor de Políticas de Saúde do Município, Alexandre Visockas, que afirma tratar-se de um caso importado, e a paciente é uma mulher que teria vindo do Haiti. O profissional da Prefeitura não informou, entretanto, em qual região da cidade foi encontrada a ocorrência.
“Todos os trabalhos e ações foram realizados em volta dos nove quarteirões do local onde a pessoa mora. ?? caso suspeito. ?? o único”, ressaltou o diretor.
O vírus Zika, segundo informações do Ministério da Saúde, é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. A principal ação de combate ao mosquito é evitar sua reprodução. Ele se prolifera nos locais onde se acumula água. Por isso, é importante não deixar recipientes expostos à chuva, além de tampar caixas d’água e piscinas. Recomenda-se também a instalação de telas de proteção em janelas e portas e o uso de repelentes.
Os principais sintomas da doença são febre, coceira, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo. O crescimento no número de crianças recém-nascidas com microcefalia no país, segundo estudo, tem como principal hipótese o Zika Vírus que atinge as gestantes. Para maiores esclarecimentos, um médico deverá ser consultado.