Desde março deste ano, a Cruz Vermelha Brasileira instalou uma sede operacional em Americana.  A entidade, presente no Brasil há 108 anos e com atuação no mundo há 153 anos e muito conhecida por sua atuação humanitária em países em guerra ou com fortes catástrofes naturais é também responsável pela capacitação e formação de profissionais da área de saúde.
Com um Centro Formador de profissionais na cidade de São Paulo, foi a primeira instituição a formar enfermeiras no Brasil e a partir deste ano está com suas portas abertas para a Região Metropolitana de Campinas (RMC) oferecendo seus treinamentos para os profissionais ligados à saúde e também para o público em geral em alguns casos.
Para marcar o início definitivo de suas atividades em Americana e na RMC, a entidade lançou 3 cursos: Primeiros Socorros – SBV – Suporte Básico à Vida; Suporte Básico à Vida – SBV com DEA e Desobstrução de Vias Aéreas ??? OVACE e também Noções de Primeiros Socorros e Emergências Clínicas.
Todos os cursos são presenciais, sendo realizados na própria sede operacional da Cruz Vermelha Brasileira de Americana e conta também com o oferecimento de apostila e certificado de conclusão com validade nacional e internacional.  Trata-se de uma ótima oportunidade para a atualização curricular e profissional, para o público em geral, é uma grande chance de saber como agir em situações de emergência que podem surgir na própria família.