Os ciclistas de Sumaré terão mais uma opção de via exclusiva para o tráfego de bicicletas. A Prefeitura, através da SMMUR (Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural), começou nesta quinta-feira, 29 de setembro, a realização da sinalização horizontal (a pintura de solo característica) necessária para a criação de uma ciclovia ao longo da Rua Gervacina Alves Ferreira, no Jardim Maria Antônia.
A nova ciclovia vai ???dividir??? o espaço com a nova calçada de cerca de 400 metros de extensão também construída pela Prefeitura no canteiro central da via recentemente duplicada. Após estudo realizados pelos técnicos da Prefeitura, a secretaria identificou que o trecho duplicado da via ficou com um canteiro central extenso e largo, com tamanho apropriado para a implantação da nova calçada para pedestres de 1,5m de largura e da ciclovia, também de 1,5m de largura. Além disso, no cruzamento com a Rua Adélia Belonci Tomazin, em frente à Escola Municipal Jardim Maria Antônia, também foi instalado um semáforo com botoeiras (aquele aparelho que o pedestre aperta para atravessar), garantindo a segurança dos alunos, pais e ciclistas.
Diferentemente da ciclofaixa de lazer implantada recentemente na Avenida Rebouças, no Centro e que funciona apenas aos domingos e feriados de manhã, a ciclovia do Jardim Maria Antônia será uma via permanente destinada exclusivamente aos ciclistas em tempo integral, e não em períodos determinados.
As ciclovias, previstas no recente Plano Diretor de Mobilidade realizado pela Prefeitura de Sumaré, são importantes para desafogar o trânsito, promover a preservação do meio ambiente e, principalmente, para a saúde e bem-estar da população, além de garantir a segurança de quem pedala.