A Prefeitura de Santa Bárbara d???Oeste segue com a Campanha “Fique Sabendo???. A iniciativa será realizada até o dia 1º de dezembro, data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, com o objetivo de diagnosticar precocemente a contaminação pelo vírus HIV e pela Sífilis. Nos dois primeiros dias da Campanha foram realizados 74 testes. O público-alvo é a população em geral, mas principalmente os jovens. Nesta segunda-feira (28) a programação foi iniciada pela manhã, com testes realizados no Centro de Saúde ???Dr. Jéber Juabre???, na Vila Linópolis.

No sábado (26) um caminhão trio elétrico percorreu ruas e avenidas para divulgar a campanha. A iniciativa é uma parceria com Cia. Paulista de Artes, grupo teatral da cidade de Jundiaí, que realiza trabalho voltado à prevenção das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) em todo o Estado. Com o tema ???Diga não à Discriminação???  houve performance com a participação de seis atores, que envolveram o público  por meio de música, dança e cena com personagens do dia a dia, propondo uma reflexão sobre preconceito e discriminação e falando da importância do uso do preservativo e realização da testagem, sempre com foco na prevenção das DSTs/AIDS. 
???A campanha vem tendo boa receptividade da população. Apesar das ações estarem sendo intensificadas nesse período, reforçamos que o AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas) está aberto durante todo o ano para as pessoas que tem interesse em realizar os testes rápidos???, explicou a coordenadora do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais de Santa Bárbara, Renata Poletto Bandeira de Moura.
No exame os pacientes que desejam realizar o teste passam por aconselhamento, onde recebem todas as orientações sobre as infecções, vulnerabilidades, formas de transmissão e como são feitos os testes, tanto de HIV quanto da Sífilis. Após esse aconselhamento são encaminhados para realizar o exame.
Ao receberem o resultado, os pacientes passam novamente pela sala de aconselhamento. Em caso positivo para o HIV, o paciente é submetido a um segundo teste e se for confirmado o diagnóstico, ele já é agendado para consulta no AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas), com médico infectologista.
No caso da Sífilis, é realizado um exame laboratorial (VDRL), onde este resultado sairá em torno de cinco dias. Se o diagnóstico de sífilis for confirmado, o paciente poderá realizar tratamento tanto no AMDIC, como na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima a sua residência.
O AMDIC está situado na Avenida Sábato Ronsini, n° 203, na Vila Linópolis. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (19) 3454-8466, 3455-2490 ou pelo DISK AIDS: 0800-770-9160. O horário de atendimento é das 7 às 16h30.
Confira a programação da campanha:Centro de Saúde II (AMDIC) – Avenida Sábato Ronsini, nº 203 ??? Vila LinópolisDias 28, 29 e 30 de novembro, das 8 às 15 horas AMEV (Associação de Melhoria de Vida) – Rua do Amor, nº 685 – Vista Alegre.Dia 29 de novembro (terça-feira), das 18 às 22 horas. Centro de Especialidades – Rua Graça Martins, nº 45 – CentroDia 01 de dezembro (quinta-feira), das 9 às 15 horas.