O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, promoveu mais uma rodada de treinamentos sobre Segurança e Saúde do Trabalho (SST) para seus funcionários. A capacitação foi realizada para cinco turmas de colaboradores da unidade na sexta-feira (12)
A série de treinamentos faz parte do Abril Verde, campanha de prevenção de acidentes de trabalho organizada pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), organização social que administra a unidade por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
Desde o ano passado, esse treinamento de SST tem sido ministrado às equipes de enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, coordenadores, psicólogos, assistentes sociais, controladores de acesso e outros profissionais.
“É de suma importância a capacitação das equipes técnicas em relação à prevenção de acidentes, pois a dinâmica que envolve as ações no ambiente hospitalar requer atenção redobrada nesse sentido. Por isso é fundamental essa cultura de segurança, o que só traz benefícios aos profissionais em geral, por reduzir os riscos nas diversas áreas da assistência médico-hospitalar”, avalia o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
O conteúdo é focado em três normas regulamentadoras: NR-06 (utilização de equipamento de proteção individual/EPI), NR-26 (sinalização e identificação de segurança em locais de trabalho) e NR-32 (segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde). Além disso, trata também de instruções básicas sobre os diferentes tipos de extintores de incêndio.
“A implantação da cultura de segurança e saúde no ambiente de trabalho é um processo contínuo, por isso esses treinamentos normativos são fundamentais para minimizar a incidência de acidentes e doenças nos ambientes e nas rotinas de trabalho”, observa Jorge Machado, consultor técnico em Segurança do Trabalho da Priori/MR Soluções em Saúde, empresa terceirizada responsável pelo programa.