Já foram removidas 18 torres de alta tensão da antiga Fepasa (Ferrovia Paulista SA) na cidade, como uma medida de segurança à população que a Prefeitura de Americana conseguiu por meio de liminar movida junto ao Departamento de Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O trabalho de retirada dos cabos de energia e de 29 torres está previsto para ser concluído no dia 11, segundo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), que está acompanhando os serviços executados por empresa contratada pelo DNIT.

Já foram removidas 11 torres na Rua Florindo Cibin (3 entre a esquina com a Avenida Europa até a esquina com a Rua Índia, Parque das Nações; 2 na Rua Florindo Cibin, entre a Avenida Serra do Mar e Rua Serra dos Cariris, no Parque da Liberdade; 2 na Rua Florindo Cibin, na área verde e próximo ao cruzamento com a Avenida Raphael Vitta; 1 na esquina com a Rua Guilherme de Almeida, na Vila Jones; 1 esquina com a Rua Cinaldo Gomes, no Caharina Zanaga; 1 na Florindo Cibin com a Avenida de Cillo; e 1 na Florindo Cibin com a Campos Sales); 3 torres na Rua das Petúnias, no Jardim dos Lírios; 1 na Rua do Alumínio, na Vila Biasi; 1 na Praça Romeu Sturari, na Vila Santa Catarina; 1 na Rua Antonio Galvão Cesarino Leite, Vila Santa Catarina; e 1 na Rua Riachuelo, Vila Santa Catarina.

Nesta sexta-feira (5), o trabalho foi executado nos trechos na Rua Florindo Cibin, próximo à Avenida Campos Sales (proximidades da Maryara), e na Florindo Cibin, esquina com a Avenida de Cillo (proximidades do Dom Bosco).

A remoção está sendo feita com o objetivo de evitar acidentes, pois as torres são antigas e estão localizadas em locais de grande circulação de pessoas, próximas à residências e comércios. O trabalho tem o apoio da Utransv – Unidade de Transportes e Sistema Viário, Guarda Municipal e CPFL.