O americanense Fabrizio Panzini recebeu no dia 8 de dezembro uma a medalha de Oficial da Ordem do Rio Branco. A honraria é uma condecoração oferecida pelo Governo Federal do Brasil. A decisão da entrega de medalhas é tomada pelo Conselho da Ordem do Rio Branco, formado pela Presidência da República, pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e Ministério das Relações Exteriores.

O prêmio é oferecido a pessoas que prestaram serviços relevantes ao país em matéria de relações exteriores. O grau de Oficial pode ser dado a funcionários públicos de alto escalão ou pessoas da sociedade civil que tenham realizado feitos notáveis no tema internacional e de políticas públicas na área.

Além do grau de Oficial há outros 4 graus: Grã-cruz, Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro.

Fabrizio trabalha há 15 anos na área de políticas públicas e comércio internacional para a indústria brasileira, liderando diálogo entre o setor público e privado especialmente para ampliar a competitividade e a inserção externa das empresas do país. Atualmente é gerente de Integração Internacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília.

Tem se dedicado ativamente nos últimos anos para que empresas brasileiras ampliem sua atuação externa, para que o Mercosul aumente sua rede de acordos internacionais e em defesa, junto ao governo federal e congresso nacional, de mais competitividade para as empresas industriais do país.

A premiação também ocorrerá para dezenas de funcionários públicos, como ocupantes de cargos do Ministério da Defesa, Ministério da Economia e congressistas brasileiros.

O americanense é formado em Relações Internacionais pelas Faculdades de Campinas (FACAMP), pós-graduado em Economia pela FGV-SP (EESP) e mestre em Economia Política pela PUC-SP. É autor de vários artigos no tema industrial e de comércio internacional e coordenou o livro “Políticas Industriais e Comerciais da China”.

É filho do italiano e residente em Americana dede os anos de 1970, Angelino Panzini e da americanense Maria Giovana Sardelli Panzini.

História da medalha

A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo então Presidente da República, João Goulart em 1963.

É destinada a premiar os que, por qualquer motivo ou benemerência, se tornaram merecedores do reconhecimento do Governo Brasileiro, servindo para estimular a prática de ações e feitos para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas.

Pode ser conferida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras.