A compra da casa própria continua sendo um dos maiores sonhos do brasileiro. Mas, com o preço dos imóveis nas alturas, muita gente acaba tendo que recorrer a financiamentos ou planejamento financeiro para conseguir realizar.
De acordo com a FIX Construtora, especialista em moradias populares na Grande Belo Horizonte com 16 empreendimentos entregues, 90% das aquisições são realizadas mediante financiamento da Caixa Econômica Federal. Apenas 10% são compras diretas feitas pelo dono.
???Com a chegada do ano novo, época de renovação das esperanças e expectativas, muitas pessoas procuram as construtoras em busca de um imóvel. Por isso preparamos algumas dicas para facilitar???, explica o sócio-diretor da FIX, Alexandre Moura.
Some os gastos com a compra e planeje o seu orçamento
Antes de fechar negócio, some quanto irá gastar com a prestação do financiamento e outras despesas com a compra. ???Coloque tudo na ponta do lápis e busque um imóvel que caiba dentro do seu orçamento???, recomenda Alexandre.
Depois que souber quanto terá de desembolsar mensalmente, veja se os custos são compatíveis com os rendimentos e corte os gastos desnecessários. O professor de Economia da IBE-FGV, João Mantoan alerta: seja conservador e não conte com o aumento de salário que você acha que receberá. ???Se as despesas ficarem além do que pode, não compre???.
Tenha uma renda extra
Mantoan recomenda complementar o orçamento com uma renda extra para investir na realização deste sonho. ???Se o que você já ganha não for suficiente, um dinheiro a mais será bem-vindo. Pode ser com a revenda de produtos, prestação de serviços ou qualquer atividade, ainda que pequena, que reverta em um extra???.
Economize
Para finalizar é importante economizar levando em conta que o projeto mais importante é a realização do sonho da casa própria.
De acordo com o professor de Economia da IBE-FGV, Marcos Fontes, especialista em crédito imobiliário e construção civil, no mercado imobiliário, todo planejamento de lançamento e de vendas considera este período como potencial para vendas novas ou amortização de parcelas.
Segundo ele, para que não tem dívidas e pretende investir o dinheiro do 13º, este é um bom momento para encontrar boas oportunidades de lançamento. ???Os preços estão levemente abaixo do mercado e podem subir nos próximos meses, acima de qualquer investimento. Por isso, recomendo investir em um imóvel???, afirma.