A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anunciou nesta terça-feira, 20, a suspensão da venda de 212 planos de saúde de 21 operadoras por conta de problemas nos prazos para marcar consultas médicas, exames e cirurgias, além de negativas de cobertura.
A lista de suspensão é resultados do sexto ciclo de monitoramento sobre o cumprimento das regras de atendimento das operadoras referente ao período de 19 de março a 18 de junho de 2013. Nesse período foram recebidas 17.417 reclamações sobre a garantia de atendimento.
Das 553 operadoras com pelo menos uma reclamação sobre o não cumprimento de prazos máximos para atendimento ou que negaram algum outro tipo de cobertura nesses três meses, 532 são operadoras médico-hospitalares e 30 voltadas exclusivamente à assistência odontológica.
Quem não cumprir os critérios de garantia determinados pela ANS está sujeita a multa de 80 mil a 100 mil reais. Em caso de reincidência, as medidas podem variar entre a suspensão da comercialização de parte ou totalidade dos seus planos.
Desde o início do programa de monitoramento, em 2012, a ANS já suspendeu 618 planos de 73 operadoras. A lista dos planos de saúde com comercialização suspensa pode se acessada aqui.