Uma série de empresas de internet oferecem, há algum tempo, serviços que permitem fazer chamadas de voz e de vídeo por meio da web. Estes aplicativos oferecem recursos que incluem troca de mensagens instantâneas, envio de fotos e outros arquivos e alguns deles até possibilitam a realização de chamadas para números de telefones fixos ou celulares tradicionais, com tarifas reduzidas em relação ao preço cobrado por operadoras comuns.
Confira:
Skype – O Skype é o mais conhecido serviço de chamadas de voz sobre IP (VoIP) mais usado do mundo, com mais de 280 milhões de usuários. Após baixar o aplicativo o internauta pode fazer chamadas de voz de graça para outros usuários do Skype. As ligações podem ser realizadas por meio de conexões de internet fixas ou móveis (3G/4G).
WeChat – Com mais de 70 milhões de usuários em todo o mundo, o WeChat está disponível apenas em dispositivos móveis, como smartphones com o sistema operacional Android, BlackBerry, iOS, Symbian e Windows Phone. Embora tecnicamente o aplicativo não permita fazer chamadas de voz, é possível usar o recurso de chat ao vivo: o usuário grava mensagens de voz, que são enviadas para outros usuários do serviço imediatamente.
Viber – O Viber é um aplicativo para compartilhar mensagens, fotos, vídeos e a localização com outros usuários do serviço. O aplicativo está disponível para iPhone, BlackBerry, smartphones com os sistemas Android, Windows Phone, Bada (Samsung), S40 e Symbian (sistemas usados em aparelhos básicos da Nokia), além de computadores Windows e Mac.
Google Hangouts – Muita gente acha que o Google Talk, o popular GTalk, só permite enviar mensagens instantâneas a partir do serviço de e-mail gratuito do Google, Google+ e Orkut. Contudo, após a instalação de um complemento ou extensão do Google Hangouts no navegador, é possível usar o bate-papo para fazer chamadas de voz ou vídeo pela internet. O uso do recurso, no entanto, está restrito para usuários com uma conta do Google.
FaceTime – A Apple lançou um aplicativo para fazer videochamadas entre usuários do iPhone ou iPad. Ele permite que o usuário associe sua conta da Apple (Apple ID) com seu número de celular e e-mail, de modo que ambos possam ser usados para localizar o usuário para uma chamada de vídeo por meio do aplicativo.