A conta de água apresenta diversas informações. Todos os meses esses dados variam conforme o consumo. Para esclarecer algumas dúvidas frequentes, a Secretaria de Cidadania e Movimentos Sociais, através da Unidade de Defesa do Consumidor, o PROCON, em parceria com o Departamento de Água e Esgoto (DAE), ressalta os aspectos aos quais o consumidor deve ficar atento.
CDC ou Código da Ligação ??? Número que identifica a ligação junto ao cadastro do DAE. Tenha-o sempre em mãos para agilizar o atendimento. Número do hidrômetro ??? indica o número de identificação do hidrômetro instalado no imóvel, gravado no equipamento. O DAE poderá trocá-lo, sem custo, quando necessário. No entanto, se for constatado violação no aparelho, tais como cúpula perfurada, relógio danificado, entre outros, será cobrada tanto a troca quanto a diferença de valores pagos a menos pelo consumidor; Ano/Mês referência ??? indica o mês em que houve o consumo; Leitura Atual ??? No hidrômetro aparecem números pretos e vermelhos. A leitura atual é composta pelos números pretos indicados no medidor no dia da leitura. Os números vermelhos são as casas decimais e não entram na composição da leitura atual. Consumo atual (m³) ??? é o resultado, em metros cúbicos, da leitura anterior menos a leitura atual. Quanto maior for o consumo maior será o valor da conta, já que o valor do m³ não é fixo, mas sim progressivo. No Ato Administrativo 431/2011, disponível no site do DAE, você pode conferir o valor de cada m³ de acordo com a categoria da sua ligação. Acesse www.daeamericana.com.br e clique no link legislação. Ocorrência ??? Atenção a este campo. Nele estará descrito a condição encontrada pelo leiturista no ato da leitura. Qualquer situação que tenha impedido a visualização do hidrômetro vai gerar uma conta lançada pela média dos últimos 06 meses e não pelo consumo real. Vale ressaltar que neste caso o consumo real pode ser maior do que a média e isso vai resultar num acúmulo que será cobrado quando a leitura for realizada com sucesso. Por isso, verifique sempre as condições de leitura do seu hidrômetro, deixando-o limpo, sem objetos na frente do visor e em local de fácil acesso para leitura. Descrição de lançamentos ??? relaciona os valores cobrados pelo consumo de água, coleta de esgoto, acréscimos cobrados por atrasos de pagamento e outros serviços. Se a sua conta for paga após a data do vencimento ocorrerá a cobrança de multa de 2%, juros de até 1% ao mês e correção monetária. Existe também um campo com o consumo dos últimos 12 meses. Verifique as diferenças de um para o outro mês para ver se não houve variações muito grandes, pois estas podem significar que há algum tipo de vazamento na sua casa. O PROCON estabelece, com base no direito à informação disposto no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que a autarquia deverá informar ao consumidor sobre as condições do impedimento da leitura para que possa efetuar a desobstrução do local. Caso não atenda a leitura continuará a ser feita pela média e quando vier a ser realizada a leitura real os valores registrarão todo o tempo que não foi computado anteriormente, quando não foi feita a devida leitura, podendo registrar valores bastante elevados. AtençãoObserve sempre as instalações. Qualquer vazamento poderá provocar um consumo excessivo e desnecessário de água e, se nenhuma providência for tomada, o valor da sua conta pode até dobrar. Verifique se as torneiras não estão pingando, se a descarga está funcionando adequadamente, se o chamado ???ladrão??? da caixa d’água ou reservatório de água não está vazando em razão do mau funcionamento da boia. Existem, porém, vazamentos que não são aparentes ou visíveis. Para saber se tais vazamentos existem faça o seguinte teste: Mantenha aberto o registro do quadro onde está instalado o hidrômetro. – Mantenha aberto o registro do cavalete onde está instalado o hidrômetro.- Feche bem todas as torneiras do imóvel e não utilize os sanitários.- Observe se a caixa d???água está cheia. Se não estiver, tranque a vareta da boia para interromper a vazão da água. A caixa de descarga do vaso sanitário também deverá estar cheia. – Se o seu hidrômetro tiver ponteiro, anote a posição que ele está marcando. Caso contrário, anote o último algarismo vermelho e espere algum tempo.- Após este tempo, verifique se o ponteiro ou o último algarismo vermelho se movimentaram.- Se o ponteiro ou o último algarismo se mexeram, existe vazamento. O DAE é responsável somente por vazamentos verificados até a ligação do cavalete da residência.
Aprenda a ler sua conta de água
A conta de água apresenta diversas informações. Todos os meses esses dados variam conforme o consumo. Para esclarecer algumas dúvidas frequentes, a Secretaria de Cidadania e Movimentos Sociais, através da Unidade de Defesa do Consumidor, o PROCON, em parceria com o Departamento de Água e Esgoto (DAE), ressalta os aspectos aos quais o consumidor deve ficar atento.
CDC ou Código da Ligação ??? Número que identifica a ligação junto ao cadastro do DAE. Tenha-o sempre em mãos para agilizar o atendimento. Número do hidrômetro ??? indica o número de identificação do hidrômetro instalado no imóvel, gravado no equipamento. O DAE poderá trocá-lo, sem custo, quando necessário. No entanto, se for constatado violação no aparelho, tais como cúpula perfurada, relógio danificado, entre outros, será cobrada tanto a troca quanto a diferença de valores pagos a menos pelo consumidor; Ano/Mês referência ??? indica o mês em que houve o consumo; Leitura Atual ??? No hidrômetro aparecem números pretos e vermelhos. A leitura atual é composta pelos números pretos indicados no medidor no dia da leitura. Os números vermelhos são as casas decimais e não entram na composição da leitura atual. Consumo atual (m³) ??? é o resultado, em metros cúbicos, da leitura anterior menos a leitura atual. Quanto maior for o consumo maior será o valor da conta, já que o valor do m³ não é fixo, mas sim progressivo. No Ato Administrativo 431/2011, disponível no site do DAE, você pode conferir o valor de cada m³ de acordo com a categoria da sua ligação. Acesse www.daeamericana.com.br e clique no link legislação. Ocorrência ??? Atenção a este campo. Nele estará descrito a condição encontrada pelo leiturista no ato da leitura. Qualquer situação que tenha impedido a visualização do hidrômetro vai gerar uma conta lançada pela média dos últimos 06 meses e não pelo consumo real. Vale ressaltar que neste caso o consumo real pode ser maior do que a média e isso vai resultar num acúmulo que será cobrado quando a leitura for realizada com sucesso. Por isso, verifique sempre as condições de leitura do seu hidrômetro, deixando-o limpo, sem objetos na frente do visor e em local de fácil acesso para leitura. Descrição de lançamentos ??? relaciona os valores cobrados pelo consumo de água, coleta de esgoto, acréscimos cobrados por atrasos de pagamento e outros serviços. Se a sua conta for paga após a data do vencimento ocorrerá a cobrança de multa de 2%, juros de até 1% ao mês e correção monetária. Existe também um campo com o consumo dos últimos 12 meses. Verifique as diferenças de um para o outro mês para ver se não houve variações muito grandes, pois estas podem significar que há algum tipo de vazamento na sua casa. O PROCON estabelece, com base no direito à informação disposto no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que a autarquia deverá informar ao consumidor sobre as condições do impedimento da leitura para que possa efetuar a desobstrução do local. Caso não atenda a leitura continuará a ser feita pela média e quando vier a ser realizada a leitura real os valores registrarão todo o tempo que não foi computado anteriormente, quando não foi feita a devida leitura, podendo registrar valores bastante elevados. AtençãoObserve sempre as instalações. Qualquer vazamento poderá provocar um consumo excessivo e desnecessário de água e, se nenhuma providência for tomada, o valor da sua conta pode até dobrar. Verifique se as torneiras não estão pingando, se a descarga está funcionando adequadamente, se o chamado ???ladrão??? da caixa d’água ou reservatório de água não está vazando em razão do mau funcionamento da boia. Existem, porém, vazamentos que não são aparentes ou visíveis. Para saber se tais vazamentos existem faça o seguinte teste: Mantenha aberto o registro do quadro onde está instalado o hidrômetro. – Mantenha aberto o registro do cavalete onde está instalado o hidrômetro.- Feche bem todas as torneiras do imóvel e não utilize os sanitários.- Observe se a caixa d???água está cheia. Se não estiver, tranque a vareta da boia para interromper a vazão da água. A caixa de descarga do vaso sanitário também deverá estar cheia. – Se o seu hidrômetro tiver ponteiro, anote a posição que ele está marcando. Caso contrário, anote o último algarismo vermelho e espere algum tempo.- Após este tempo, verifique se o ponteiro ou o último algarismo vermelho se movimentaram.- Se o ponteiro ou o último algarismo se mexeram, existe vazamento. O DAE é responsável somente por vazamentos verificados até a ligação do cavalete da residência.