A Airfox, uma startup que fornece serviços financeiros transformadores para os mercados emergentes, anunciou hoje uma parceria com a ZestFinance, líder de inteligência artificial, e a gigante do varejo brasileiro Via Varejo para entregar um novo modelo de microcrédito com infraestrutura algorítmica de última geração baseada em análise de risco mais igualitária. Combinando Machine Learning (ML) e análise preditiva para ampliar as oportunidades de crédito para populações carentes sem implicar maior risco, essa parceria permitirá que a Airfox e a Via Varejo aproveitem uma oportunidade significativa de mercado que está pronto para a interrupção.
A Airfox planeja desenvolver uma imagem digital mais holística e transparente do potencial de crédito de um indivíduo para expandir os serviços de microcrédito, oferecer taxas de juros mais baixas e aumentar a inclusão financeira dos desbancarizados (que tipicamente operam em uma economia baseada em dinheiro sem histórico formal de crédito). A parceria com a ZestFinance também se estende ao banQi, o banco digital da Airfox desenvolvido em parceria com a Via Varejo para atender aos 50 milhões de consumidores brasileiros que não possuem uma instituição financeira tradicional.
A Airfox pretende alavancar a Zest ML para modernizar a pontuação de crédito e futuros empréstimos e aplicações de crédito. Para melhor precisar os riscos, a tecnologia ZestFinance pode analisar grandes conjuntos de dados alternativos – incluindo o enorme banco de dados da Via Varejo de 60 milhões de clientes, bem como dados de uso do smartphones, redes sociais, faturas e contas, serviços bancários e informações de pagamento digital para atender clientes que não possuem histórico de crédito tradicional com créditos acessíveis.
O banQi da Airfox também espera usar o modelo para desenvolver soluções de crédito pessoal por meio do aplicativo do banco* digital banQi, com serviços que vão desde a consolidação até o pagamento de altas despesas para educação, saúde, financiamento de pequenas empresas e muito mais. ???A acessibilidade ao capital não acompanhou a digitalização da vida, especialmente nos mercados emergentes,??? explicou Justin Hoffmann, vice-presidente executivo da Airfox. ???Este é um marco histórico para a Via Varejo e seus clientes, pois a empresa agora será equipada com uma plataforma de Machine Learning de última geração para análise de risco de crédito que incorpora fontes alternativas de dados na esperança de aumentar a acessibilidade ao crédito à milhares de pessoas em todo o país.???