O vereador Vagner Barilon (PSDB) protocolou requerimento sugerindo a implantação de Oficinas de Sustentabilidade. No documento solicita informações ao chefe do Poder Executivo e a Secretária de Educação sobre a possibilidade de implantação das oficinas na rede municipal de ensino, a fim de capacitar os alunos e os pais visando a “Produção de Água”, através da implantação de cisternas para o uso da água de chuva e reuso da água da máquina de lavar, além de demais ações voltadas a preservação do meio ambiente.
O vereador argumenta que já existem muitas iniciativas e projetos em andamento com o objetivo de difundir técnicas construtivas adequadas a sistemas de uso da água de chuva (com a implantação de cisternas) e reuso da água da máquina de lavar roupas. Ele cita como exemplo o grupo SempreSustentável (www.sempresustentavel.com.br) que desenvolveu o projeto de uma cisterna de baixo custo, isenta do risco de proliferação de mosquitos.
Em sua propositura, deixa claro que acredita que a capacitação poderia ser realizada pelos órgãos acima mencionados com os alunos e pais, nos termos da Lei n. 2.443, de 13 de setembro de 2010, que dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Municipal de Educação Ambiental.
Barilon defende que a oficina além de promover a sustentabilidade hídrica do município também contribuiria diretamente com a economia familiar já que reduziria o consumo de água, além de obter desconto no IPTU da residência.