Nos últimos anos o Brasil vem passando por momentos conturbados, isso acarretou em uma das maiores crises do país. O aumento nos preços e impostos, salários reduzidos, demissões em diversos setores, falta de água, tudo isso fez com que os brasileiros parassem para reavaliar os seus hábitos. Em meio a tantos problemas, especialistas afirmam que é possível tirar proveito desses momentos se as pessoas reciclarem o seu comportamento de consumo. 
De acordo com Fábio Cassanti Diretor de Tecnologia da Samatec, as pessoas começaram a prestar atenção e modificar alguns hábitos de consumo exagerado que geravam gastos desnecessários e passaram a criar outros mais saudáveis para o bolso. Na maioria das vezes não existe uma ação ponderada, a solução é o corte geral, o que ajuda na diminuição dos gastos, porém pode causar um sentimento de insatisfação e revolta, atrapalhando todo o processo de mudança. Hoje, famílias inteiras buscam o equilíbrio financeiro, e segundo Fábio existem diversas formas para evitar crises dentro da própria casa. 
Segundo o especialista a manutenção ou a troca de uma peça, pode gerar até 85% de economia e deixar o aparelho em perfeitas condições de uso. A máquina de lavar e/ou lavadoras por exemplo, são itens indispensáveis que representam de 2% a 5% no valor da conta de luz.