Mesmo com o atual cenário econômico do país, Campinas vem se destacando devido ao fluxo de instalação de novas empresas e que, consequentemente, tem atraído mais migrantes para a cidade. ; Um dos principais fatores para este crescimento é o custo de vida, que tem se mostrado menor em comparação a cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro. Todos estes fatores contribuem para a migração para cidades próximas à capital, como Campinas, que também tem recebido vários investimentos em se tratando de indústrias.
 Localizada a aproximadamente 100 km de São Paulo e ligada pela confluência de rodovias que conectam o norte ao sul, Campinas é, se não a favorita, umas das regiões mais procuradas por empresários para a instalação de suas empresas. Além de todos os investimentos no setor e a infraestrutura de ponta, o aeroporto de Viracopos ??? localizado a 99 km da capital ??? é outro fator que atrai as empresas para a região.
Todo este cenário influencia também para o crescimento do mercado imobiliário, que é ainda fortalecido por eventos promovidos na cidade, como convenções, feiras e congressos, afirma o portal da Agente Imóvel em Campinas
Segundo dados levantados em pesquisa, mesmo atraindo imigrantes de todas as partes e abrindo espaço para novas empresas, o fluxo migratório apresentou uma diminuição em São Paulo como um todo. Dados demográficos apontam que entre os anos 2000 e 2010 aproximadamente 2,3 milhões de pessoas se mudaram para o estado e, em contrapartida, 1,8 milhões voltaram para suas cidades de origem; é o que os estudiosos chamam de ???refluxo migratório???, movimento de deslocamento do século XXI que vem ganhando força, principalmente entre os filhos de migrantes que vieram para São Paulo nas décadas de 60 e 70.