No último sábado, o Centro de Controle de Zoonoses de Americana esteve na Praça Oscar Ignácio de Souza, na Cidade Jardim. A equipe do CCZ microchipou 101 cães e 13 gatos, vacinou 88 animais e realizou 16 castrações químicas em cães machos.

De acordo com a coordenadora e veterinária do CCZ, Aneli Marques Neves Conceição, o resultado foi positivo. ???A população participou e principalmente entendeu a importância da posse responsável. O objetivo foi alcançado, pois a maioria dos procedimentos foi realizada em animais que residem na região da Cidade Jardim e Mathiensen, público que queríamos alcançar com a ação???, comentou. Ela disse que o CCZ pretende manter para o próximo ano o mutirão de microchipagem, castração química e vacinação nos bairros.

O CCZ esteve também na Praça da Fraternidade, no Jardim da Paz, e microchipou 43 cães e gatos, vacinou 52 bichos e castrou seis cães machos. O evento foi parceria com o Instituto CãoChorro responsável pelo desenvolvimento do sistema que abriga o banco de dados com as informações dos cães e gatos. O microchip permite identificar o dono do animal. ???Em casos de fugas, podemos localizar o proprietário e dessa forma, o animal retorna para casa???, ressaltou.

No CCZ de Americana é possível vacinar cães e gatos contra a raiva além de castrar quimicamente os bichos de estimação macho e agendar a cirurgia para a castração de fêmeas que posteriormente é realizada no CCZ. No momento, a microchipagem gratuita é destinada apenas aos animais que estão abrigados no local.