A Vigilância Epidemiológica de Americana informou que, a partir do dia 3 de fevereiro, moradores que necessitarem certificado internacional de vacina ou profilaxia (CIVP) para viagens fora do país, passarão a obtê-lo exclusivamente via internet. O documento deve ser solicitado com antecedência, de pelo menos 20 dias, ao dia programado para a viagem, considerando que a emissão poderá sofrer algum atraso devido à conferência e eventuais correções das informações pelo sistema. Vale destacar que essa medida já havia sido implantada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) há alguns meses em todo o território nacional.
De acordo com a vigilância, todas as agências de viagens do município estão sendo informadas sobre a emissão do certificado digital, a fim de que os turistas sejam devidamente orientados para acessar o site, onde é possível realizar o cadastro e fazer a solicitação. Os profissionais que atuam na sala de vacina das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município também receberam capacitação para orientar os usuários e esclarecer eventuais dúvidas.
O site disponibilizado pelo governo federal é o www.servicos.gov.br. Nele o usuário deve digitar o vocábulo CIVP, na janela de busca, que aparecerá em primeiro plano na tela inicial. A página que abrirá na sequência é autoexplicativa, necessitando que o usuário realize um cadastro e crie uma senha, informando o número do CPF e outros dados sobre o local de deslocamento e a vacina a que foi submetido.
No caso da vacina para febre amarela, a emissão só será possível se o usuário informar o número do lote e a data da aplicação, informações que devem ser requeridas junto aos profissionais que atuam na unidade básica de saúde. Após o preenchimento correto de todas as informações, o Ministério da Saúde enviará o documento, por e-mail, ao solicitante. Em caso de dúvida, o usuário poderá entrar em contato diretamente na Anvisa, pelo telefone 0800-6429782.