As gigantes chinesas BYD e GWM 

devem dominar o mercado de carros elétricos no Brasil até o final da década. Com nomes em inglês, a Built Your Dream e Great Wall Motors já anunciaram que vão instalar fábricas aqui no Brasil.

Fábricas na Bahia e em Iracemápolis vão turbinar a produção de carros elétricos no país. Elas esperam produzir até 500 mil unidades já em 2025.

Leia + sobre Economia  

Chinesas BYD e GWM vêm pra dominar 'elétricos' no Brasil

BUILT VEM COM TUDO

A montadora chinesa BYD anunciou que vai investir R$ 3 bilhões para produzir veículos elétricos em Camaçari, na Bahia. O projeto foi lançado em cerimônia com o governador Jerônimo Rodrigues no Farol da Barra, em Salvador, embora ainda não tenha sido concretizada oficialmente a compra do complexo industrial da Ford em Camaçari, onde ela pretende se instalar.

Também participou do evento a CEO para as Américas e vice-presidente executiva global da empresa, Stella Li. A montadora planeja montar inicialmente dois modelos no Brasil: um hatch compacto puramente elétrico, o Dolphin, e o Song, um utilitário esportivo híbrido, que vai combinar um motor elétrico com outro movido a gasolina ou etanol.

Além disso, a BYD vai fabricar chassis para ônibus, assim como caminhões elétricos, e processar lítio e ferro fosfato, metais de baterias, para o mercado externo, usando a estrutura portuária existente no local. Se tudo sair dentro do previsto, a produção vai começar no segundo semestre do ano que vem, o mais provável no quarto trimestre.

A Ford confirma que está em processo de negociação para a venda da fábrica de Camaçari, mas que não tem nada de concreto para anunciar no momento.

A capacidade de produção de automóveis híbridos e elétricos no Brasil será de 150 mil veículos por ano, podendo dobrar para 300 mil unidades nas fases posteriores do projeto. A geração de empregos é estimada em 5 mil vagas de trabalho, sendo mil delas já na fase inicial.

PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP