A Câmara Municipal de Americana irá promover a capacitação de servidores para prestar atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) a pessoas surdas ou com deficiência auditiva que procurem o Legislativo. O projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora que dispõe sobre o atendimento em Libras na Casa foi aprovado por unanimidade pelos vereadores durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (11) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Luiz da Rodaben (PP), o objetivo é ampliar a acessibilidade da população na busca pelos serviços públicos, atendendo à legislação federal. ???A principal dificuldade enfrentada pelas pessoas com deficiência auditiva no acesso ao poder público diz respeito à comunicação com os servidores e funcionários responsáveis pela prestação dos serviços. Não resta dúvidas da necessidade de se dar atendimento diferenciado e prioritário às pessoas surdas ou com deficiência auditiva na Câmara Municipal de Americana, em cumprimento com a legislação???, comentou.
O projeto estipula que a Câmara deverá capacitar, no mínimo, cinco por cento de servidores com capacitação básica em Libras. Já estão em andamento no legislativo americanense estudos para a disponibilização de intérprete de Libras nas transmissões de sessões ordinárias, solenes e audiências públicas através da TV Câmara.