Desde que o disque-denúncia do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda Municipal foi criado, em julho deste ano, as denúncias sobre crimes ambientais aumentaram em 440% em Sumaré. Até o momento, o 0800 já recebeu 135 chamados. No mesmo período do ano passado (de julho a setembro), quando não existia o canal, o GPA havia atendido apenas 25 ocorrências. O número para as denúncias é o 0800-773-8900.

A implantação do disque-denúncia foi uma necessidade identificada durante as rondas realizadas pelo GPA, principalmente pela região rural da cidade. Isso porque existia muito entulho em terrenos e áreas verdes, mas os responsáveis geralmente não eram identificados. Após a criação do número, os chamados mais frequentes são justamente sobre o descarte irregular de lixo na cidade e maus-tratos a animais. Além disso, o GPA também já recebeu denúncias e realizou notificações sobre captação irregular de água na represa do Horto Florestal, cortes de árvores e queimadas em matos. Em média, são recebidas de 5 a 10 chamadas por dia.
???O 0800 foi criado para centralizar as denúncias com relação aos crimes ambientais e para que a população tivesse um canal direto de comunicação com o GPA, que funciona 24 horas por dia. As estatísticas são bastante expressivas, indicando que adotamos uma medida eficiente. ?? mais uma ferramenta que está à disposição dos moradores para que nos auxiliem na fiscalização, protegendo o meio ambiente e garantindo uma cidade cada vez melhor para se viver???, comentou o prefeito Luiz Dalben.
Com o registro oficial dos supostos crimes, o GPA vai imediatamente até o local onde a prática está ocorrendo para adotar as medidas cabíveis.