O comércio varejista da Região Metropolitana de Campinas (RMC) apresentou aumento de 6,1% no faturamento das vendas de abril deste ano, quando comparado com o mesmo mês de 2021, apesar dos efeitos do índice de inflação nos indicadores econômicos e da guerra da Rússia com a Ucrânia. Porém, se comprado ao faturamento obtidos em março de 2022, houve queda de 19,86%. “Mesmo com os efeitos da covid-19 bastante reduzidos, o varejo de Campinas e Região cresceu em seus números finais”, analisa o economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Laerte Martins, a partir de dados da Boa Vista – SCPC.
O setor que mais apresentou crescimento foi o e-commerce, com aumento de 18% em relação a abril de 2022, totalizando R$ 490,3 milhões. Já o faturamento das vendas físicas de Campinas, em abril de 2022, foi de R$ 673,4 milhões, 6,10% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando o montante foi de R$ 635,1 milhões. Nas 21 cidades da RMC o total faturado foi de R$ 1.604,3 bilhão em abril de 2022 (crescimento também de 6,1% a mais dos R$ 1.512,1 bilhão obtidos em 2021. O comércio de Páscoa contribuiu para esse crescimento, já que as vendas de ovos de chocolates representaram 8% na comparação com a mesma data do ano anterior.
Inadimplência
Outro ponto observado pelo economista é o aumento de 9,4% das vendas no crédito, contra 2,5% nas negociações à vista, o que indica um possível crescimento da inadimplência nos próximos meses. O número de inadimplentes de Campinas em abril de 2022 foi 1,55% maior do que no mesmo mês do ano passado, com a geração de 75.104 carnês e boletos não pagos, o equivalente a R$ 54,1 milhões. “A ACIC olha com muita atenção para a questão da inadimplência porque ela é um entrave para o consumo e, por consequência, é um fator que impacta negativamente nas finanças dos negócios, na geração de empregos e na economia. Recentemente, promovemos um evento para orientar os empreendedores e tomadores de decisão das empresas, acerca da importância da gestão de crédito, e impactamos mais de 600 pessoas. Mas percebemos que o tema ainda gera inúmeras dúvidas, por exemplo, sobre ferramentas digitais que auxiliam a minimizar os riscos ao conceder o crédito. Por isso, tornamos os conteúdos relacionados à política de crédito mais acessíveis a todos, disponibilizando-os nas nossas redes sociais, por meio de uma série de vídeos que fazem parte da primeira temporada do quadro “Quarta Positiva”, que será postado às quartas-feiras”, afirma Adriana Flosi, presidente da ACIC.