Os vereadores da Comissão Especial de Estudos para a Despoluição da Represa do Salto Grande da Câmara de Americana realizaram na segunda-feira (9) a última reunião de trabalho do ano. Os vereadores deliberaram e fecharam a posição de que a comissão é contrária à instalação do aterro sanitário em construção em Americana.
Participaram a vereadora Maria Giovana (PC do B), presidente da comissão, e os vereadores Rafael Macris (PSDB) – relator, Gualter Amado (PRB), Thiago Martins (PV) e Professor Padre Sergio (PT) – membros.
Os parlamentares definiram ainda a apresentação oficial ao prefeito Omar Najar de uma alternativa para a destinação de resíduos sólidos com custo zero ao município. A reunião com o prefeito aconteceu também na segunda-feira, e foram discutidas as vantagens de um dos sistemas apresentados durante simpósio realizado na Câmara.
A comissão irá enviar ainda um ofício à Replan solicitando o agendamento de uma reunião, após a refinaria ter sido autuada pela Cetesb em R$ 1 milhão por emissões de poluentes no ar e despejo de resíduos no Rio Atibaia. ???Queremos discutir esse passivo ambiental, quais as contrapartidas, porque sabemos que essa questão prejudica muito Americana???, avaliou a vereadora Maria Giovana.