Conta de luz alta? Veja como usar o ar-condicionado de forma mais econômica

Mais notícias de Moda, Casa e arquitetura

Como usar o ar-condicionado economizando

O ar-condicionado é essencial para o conforto, mas usá-lo com inteligência é a chave para evitar aumentos na conta de luz. A boa notícia é que, com alguns ajustes e o equipamento certo, você pode manter o ambiente fresco sem gastos desnecessários.

Neste sentido, Maira Fonseca, Diretora de Marketing na Johnson Controls-Hitachi, traz cinco dicas para economizar energia usando o ar-condicionado de maneira inteligente:

1 – Invista na tecnologia Inverter

Diferente dos modelos convencionais, que ligam e desligam o compressor repetidamente, a tecnologia Inverter ajusta a potência de forma contínua, mantendo a temperatura estável e evitando picos de consumo. Isso reduz o desperdício de energia e aumenta a vida útil do equipamento.

2 – Ajuste a temperatura ideal

Evite configurar o ar-condicionado em temperaturas muito baixas. O INMETRO recomenda manter o aparelho entre 23°C e 26°C para equilibrar conforto e economia. Isso reduz o esforço do aparelho e evita um consumo excessivo de energia, já que cada grau pode aumentar em até 8% o consumo de energia, segundo estudos do instituto.

3 – Mantenha o ambiente fechado

Portas e janelas abertas permitem a saída do ar frio, forçando o aparelho a trabalhar mais para resfriar o ambeinte. Para evitar desperdício de energia, mantenha tudo fechado e, se possível, utilize cortinas ou películas refletivas para reduzir a entrada de calor externo.

4 – Faça manutenções regulares

Filtros sujos impedem a circulação do ar e forçam o ar-condicionado a trabalhar mais, aumentando o consumo de energia. A limpeza deve ser feita periodicamente, de acordo com as recomendações do fabricante, garantindo um funcionamento mais eficiente e saudável.

5 – Escolha um modelo com funções inteligentes

Além da eficiência energética, alguns aparelhos oferecem recursos avançados que melhoram a qualidade do ar e facilitam o uso no dia a dia. Funções como filtragem avançada, conectividade Wi-Fi e sensores inteligentes proporcionam um ambiente mais confortável e saudável.

“A tecnologia evoluiu para tornar o ar-condicionado cada vez mais eficiente e sustentável. Hoje, já existem modelos que garantem resfriamento rápido e constante, com menor consumo de energia e mais conforto para o usuário”, afirma Maira Fonseca.

Um dos destaques é o Hitachi airHome 600, que combina tecnologia Inverter, filtros de alta performance para purificação do ar, a tecnologia AQtiv-Ion (ionizador esterilizante eficaz contra até 99,0% das principais bactérias e eliminação de odores) e a FrostWash, que realiza um processo de congelamento e descongelamento no trocador de calor da unidade interna, removendo partículas acumuladas e garantindo um resfriamento eficiente sem desperdício de energia.

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP