Será que dá para falar sobre sustentabilidade em clima de Copa do Mundo? Para o escritor e ex-goleiro Gustavo Gumiero, a resposta é sim. Apostando no futebol como linguagem popular, o criador do personagem Proteus está lançando uma série de novos vídeos nas redes sociais que conectam paixão nacional, crise climática e educação ambiental.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP

Os conteúdos fazem parte da série Proteus e a Mudança Climática, projeto criado por Gumiero, doutor em Sociologia pela Unicamp. A proposta utiliza humor e storytelling para transformar temas ambientais complexos em conteúdos mais próximos do cotidiano.
No vídeo “O Mundo é uma Bola“, Proteus transforma o planeta em um campo de futebol para explicar conceitos como greenwashing, consumo de água por data centers, negacionismo climático e degelo do permafrost.
“O futebol faz parte da cultura brasileira e ajuda a aproximar temas ambientais de diferentes públicos. Quando usamos referências populares, a conversa sobre clima se torna mais acessível“, afirma Gustavo Gumiero.
Em uma das cenas, Proteus apresenta o personagem ‘data center‘ como o ‘craque do time‘, fazendo referência às estruturas que armazenam e processam dados de plataformas digitais e inteligência artificial.
Humor e linguagem digital ampliam debate ambiental
O outro lançamento, “Figurinhas da Extinção“, utiliza o formato de álbum de colecionador para falar sobre espécies desaparecidas pela ação humana. O vídeo cita animais como a ararinha-azul, a foca-monge-do-Caribe e o rinoceronte-negro-do-oeste-africano.
A narrativa mistura humor e informação para discutir biodiversidade e preservação ambiental, especialmente entre crianças e jovens conectados às redes sociais.
“Existe uma necessidade crescente de comunicar sustentabilidade de forma clara e interessante, principalmente para as novas gerações, que já convivem diretamente com os efeitos da crise climática“, diz Gumiero.
Gumiero, doutor em Sociologia pela UnicampO projeto Proteus além da Copa do Mundo
Inicialmente voltado ao público infantil, o projeto Proteus vem ampliando sua presença digital com vídeos curtos e conteúdos educativos sobre mudanças climáticas, consumo consciente e impactos ambientais da tecnologia.
O personagem surgiu na série literária Proteus e a Mudança Climática, criada por Gustavo Gumiero para aproximar crianças e jovens de temas ligados à sustentabilidade e à crise climática. Entre as obras já lançadas estão Proteus e a Mudança Climática: O Grande Problema, Proteus — O Ouro Negro e Proteus — A Última Árvore, que combinam ciência, aventura e humor em narrativas voltadas à educação ambiental. Os títulos seguem disponíveis em versões digitais para leitura.
Leia Mais notícias do Brasil