AMERICANA

A Secretaria de Saúde de Americana vai realizar no próximo domingo (27), um dia de mobilização para a vacinação contra a Covid-19. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Saúde e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal na população. Em Americana, a vacina será disponibilizada por meio de agendamento prévio no site www.saudeamericana.com.br, o qual será aberto a partir deste sábado (26), após as 14h.

A campanha, portanto, vai acontecer durante todo o final de semana, considerando que o município já mantém a vacinação aos sábados, com agendamento aberto a partir da sexta-feira, após as 14h.

De acordo com a programação realizada pela Vigilância Epidemiológica, em conjunto com a Unidade de Atenção à Saúde (rede básica de saúde), o esquema para o próximo final de semana será o seguinte:

Dia

Locais

Vacina

26

(Sábado)

Horário

Das 9h30 às 15h

Farmácia Todo Dia:

 

Avenida Cecília Meireles (Zanaga).

Avenida Brasil

Avenida Cillos

Farmácia Droga Raia:

 

Avenida da Amizade

Rua Imbuias (esquina c/ Avenida Cillos)

Doses adicionais (3ª e 4ª dose) para pessoas com 18 anos ou mais.

Dia

Locais

Vacina

27

(Domingo)

Horário

Das 8h às 16h

Crianças, até 15h30

UBS do Jardim São Paulo

ESF Jaguari

UBS da Vila Gallo

Aplicações de primeira e segunda dose em pessoas com 12 anos ou mais.

Aplicações de primeira e segunda dose infantil.

Aplicação de doses adicionais na população em geral, sendo: Terceira dose acima de 18 anos ou de 12 a 17 anos imunossuprimidos, gestantes ou puérperas e a quarta dose acima de 80 anos ou imunossuprimidos.

 

SANTA BÁRBARA D’OESTE

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste aderiu ao “Domingão da Vacinação”, iniciativa promovida pelo Governo Estadual em parceria com as prefeituras. A ação ocorrerá neste domingo (27), das 8 às 13 horas, em três UBSs (Unidades Básicas de Saúde): Mollon, Regional Zona Sul (Santa Rita) e Centro de Saúde 2 (Linópolis).

Nos locais serão aplicadas doses da vacina contra a Covid-19 para todos os públicos inseridos na Campanha. Atendendo recomendação do Estado, também terá início a vacinação contra a gripe, para idosos acima de 80 anos.

A mobilização foi anunciada na quarta-feira (23) pelo Governo Estadual e será realizada em parceria com os 645 municípios do Estado de São Paulo. Vale ressaltar que as doses a serem aplicadas em cada público são definidas previamente pela Secretaria de Estado da Saúde.

Sem agendamento, em Santa Bárbara, serão aplicadas:

– 1ª e 2ª dose contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos;

– 1ª e 2ª dose contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos;

– 1ª, 2ª e 3ª dose contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais e adolescentes imunossuprimidos de 12 a 17 anos;

– 4ª dose para idosos com 80 anos ou mais e imunossuprimidos acima de 18 anos, que tomaram a 3ª dose há quatro meses;

– Vacina contra gripe para idosos com 80 anos ou mais.

Pontos de imunização do “Domingão da Vacinação”, domingo (27), das 8 às 13 horas:

• UBS do Linópolis (Centro de Saúde II)

Avenida Sabato Ronsini, 203, Vila Linópolis

• UBS Regional Zona Sul

Rua José Calixto, 100, Santa Rita

• UBS do Mollon

Rua do Cobre, 850, Mollon

Documentação

As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou dos responsáveis, com documentos que comprovem o parentesco e comprovante de endereço atualizado no nome dos pais ou dos responsáveis.

Das crianças sem comorbidades, é necessário obrigatoriamente apresentar CPF, RG ou Certidão de Nascimento e caderneta de vacinação. Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados para a vacinação.

Crianças com comorbidades e deficiência permanente

Além do comprovante de endereço atualizado no nome dos pais ou dos responsáveis, para a vacinação de crianças com comorbidades e deficiência permanente, pais ou dos responsáveis devem apresentar os seguintes documentos da criança: CPF, RG ou Certidão de Nascimento, caderneta de vacinação e carta médica, exames, receitas ou prescrição médica.

As comorbidades definidas para prioridade na vacinação são: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares dispositivos cardíacos implantados, talassemia, Síndrome de Down, diabetes mellitus, pneumopatia crônicas graves, hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Já crianças com Deficiência Permanente poderão comprovar a condição por meio da apresentação de laudo médico que indique a deficiência, ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada, ou documento oficial com indicação da deficiência, ou cartões de gratuidade do transporte público e ou ainda autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento).

Segunda dose e dose adicional

A Prefeitura segue intensificando a busca por faltosos da vacina contra a Covid-19. Por meio de busca ativa e contato telefônico, as equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) têm convocado a população com atraso para comparecer em um ponto de vacinação e completar a imunização.

Para receber a dose adicional da vacina contra a Covid-19, o público deve apresentar comprovante de endereço, ou cartão SUS, ou o cartão que comprove que a segunda dose ou da terceira dose da vacina, no caso de idosos com 80 anos ou mais e imunossuprimidos acima de 18 anos, foi aplicada em Santa Bárbara d’Oeste. A medida tem o objetivo de assegurar a vacinação do cidadão barbarense, já que a rede municipal tem atendido pessoas de cidades vizinhas.

A pessoa deve apresentar ainda CPF e documento com foto.

Públicos inseridos

Para a primeira dose, crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente;

Para a primeira dose, pessoas com 12 anos ou mais;

 Para a segunda dose, pessoas que já completaram o intervalo necessário entre a primeira e a segunda aplicação, de acordo com o imunizante utilizado;

Para a dose de reforço, imunossuprimidos com mais de 18 anos, que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 28 dias;

Para a quarta dose, idosos com mais de 80 anos e imunossuprimidos com 18 anos ou mais que tomaram a 3ª dose há pelo menos quatro meses. No caso dos imunossuprimidos, é necessário apresentar uma carta médica comprovando a condição para o recebimento da nova dose adicional do imunizante;

Para a dose de reforço, pessoas com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 4 meses;

Para a dose de reforço, pessoas com viagem marcada para países que não aceitam duas doses de CoronaVac, e que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias;

Para a dose de reforço, pessoas com mais de 18 anos, que tenham tomado a primeira dose da vacina da Janssen há pelo menos 2 meses.

Pré-cadastro

Para agilizar o processo de identificação e vacinação, é recomendado o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado de São Paulo. Vale ressaltar que o cadastro não é um agendamento para a vacinação.

O Plano de Vacinação no Município é desenvolvido com cronograma de prioridades, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde e mediante envio e disponibilidade de doses.

Em caso de dúvidas, a pessoa pode entrar em contato, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, pelo telefone 3455.1654.