A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, anunciou na quinta-feira, 28 que a administração municipal está em fase adiantada de negociações para obter R$ 20 milhões da Nossa Caixa Desenvolvimento ??? Agência de Fomento do Estado de São Paulo para serem aplicados em um amplo programa derecapeamento das principais vias públicas da cidade.
A Linha de Financiamento buscada pela Prefeitura é o programa ???Via SP ??? Infraestrutura Viária???. O projeto prevê o recape de quase 750 mil metros quadrados de asfalto, distribuídos em mais de 230 ruas e avenidas da cidade. ???Estamos promovendo os processos de regularização de outras dívidas que herdamos de gestões anteriores, o que irá garantir a aprovação final desta proposta”
Segundo a prefeita, a opção pela busca da parceria com a Investe SP deve-se à impossibilidade de investimentos com recursos próprios nesta área ??? atualmente, a Prefeitura dispõe de menos de 1% do seu Orçamento para investimentos.
AMPLITUDE– O valor solicitado será utilizado no recapeamento de ruas e avenidas das várias regiões da cidade, tendo como meta proporcionar maior conforto, segurança e acessibilidade aos pedestres e aos usuários de forma geral, além de proporcionar redução de custos de manutenção no Sistema Viário. Segundo o secretário municipal de Finanças e Orçamento, Hamilton Lorençatto, a dívida consolidada da Prefeitura, atualmente, é alta ??? em torno de R$ 302,5 milhões ??? mas ainda abaixo do limite máximo de endividamento para prefeituras, que é de 1,2 vez a Receita Corrente Líquida(o ???Orçamento??? anual). ???Esta situação nos permite a contratação deste novo empréstimo para aplicação em um programa que é uma necessidade urgente dos cidadãos de Sumaré, em virtude do desgaste que nossa malha asfáltica sofreu ao longo das décadas???, justificou Lorençatto.