Foi concluída, no mês passado, a obra de construção do interceptor de esgoto Toledos II pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste. Esse novo sistema de esgotamento sanitário já está funcionando e beneficia o município com o afastamento do efluente doméstico do Ribeirão dos Toledos, deixando-o totalmente livre do esgoto in natura, uma vez que, parte do Ribeirão já conta com tal benefício através do interceptor Toledos I. A melhoria contempla a qualidade de vida da população barbarense com a despoluição desse importante curso de água que percorre a zona urbana e zona rural da cidade.
Com investimentos na ordem de R$ 8.548.291,66, sendo deste total uma contrapartida da autarquia no valor de R$ 3.516.523,43 e o restante em repasses do governo federal, a obra totaliza um percurso de 8 km de novas tubulações, do trecho entre o Jardim Cavalheiro, próximo a Indústria Romi (Matriz), até a antiga Fazenda Santo Antônio, próxima ao bairro de chácaras Beira Rio, na margem direita do Ribeirão dos Toledos, local onde será instalada a futura ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos II.
O interceptor conta com tubos que variam os diâmetros entre 150 milímetros e, na grande maioria, de 1.100 milímetros, sendo de materiais de PVC e concreto armado, respectivamente, além de 130 novos poços de visita (PVs) construídos em toda sua extensão. A finalização da obra se deu com a recuperação de 280 metros de asfalto das Ruas Rocha Pombo e Itambé, no Jardim Batagim, onde foi instalada a parte final dos tubos.