O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana está executando a substituição de redes de água na região da Avenida de Cillo, bairros Jardim São Pedro, Vila Medon, Vila Pavan e Santa Catarina. Todas as ruas incluídas dentro da área compreendida, entre as Ruas Francisco Lapierre, Rua Padre Manoel da Nóbrega e Avenida de Cillo, terão suas redes substituídas. A região ganhará 11 quilômetros de nova rede para melhorar a eficiência do sistema de distribuição de água.
De acordo com o DAE, a primeira fase de trabalho consistiu em traçar toda a malha de rede de água e esgoto e suas especificidades. Já foram executadas, de março até agora, 6.400 metros de nova rede, representando 62% da obra. As redes antigas estão sendo substituídas pelo material de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), em diâmetros de 63 e 160 milímetros, segundo a Divisão de Projetos do DAE.
Assim que concluídos os trabalhos, as equipes iniciarão a segunda fase, que inclui a interligação das redes implantadas ao sistema e ligações dos imóveis às novas redes. Os trabalhos tiveram início em março e o prazo estimado para conclusão da obra é de seis meses, entre final de agosto e início de setembro.
Até o final de 2018, a meta do DAE é substituir 15 quilômetros de rede de água em toda a cidade, com investimentos na ordem de R$ 2,6 milhões. Este tipo de serviço não era realizado desde 1998, sendo retomado nesta gestão.
Outros quatro quilômetros de rede nova serão executados nas regiões dos bairros Cordenonsi, Santa Maria, Paulistano, Nova Americana, São Manoel, Boa Vista, Jardim América, São Vito, entre outros locais.