O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) firmou nesta quinta-feira (21/12) convênios para modernização de unidades de trânsito em mais 58 municípios. A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Antonio Monteiro.
A modernização nessas 58 cidades ocorrerá em 2018, juntando-se aos 407 postos de atendimento que já funcionam em novo padrão no Estado e que representam 84% a frota paulista. Em média, essas unidades têm 96% de aprovação dos usuários. No total, serão investidos pelo departamento R$ 9.038.000 nos novos municípios.
“O governador Geraldo Alckmin nos deu a missão de levar a todos o serviço que, como cidadãos paulistas, eles têm direito e merecem. A parceria com as prefeituras é essencial para cumprirmos esse objetivo. Juntos, podemos proporcionar um atendimento eficiente e de qualidade em todo o Estado”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.
São os seguintes os municípios que assinaram os convênios: Adamantina, Álvares Machado, Américo Brasiliense, Arujá, Bady Bassit, Bariri, Batatais, Bofete, Cachoeira Paulista, Cajuru, Candido Mota, Chavantes, Clementina, Conchal, Cosmópolis, Dois Córregos, Embu Guaçu, Fartura, Francisco Morato, Getulina, Guaíra, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Indiaporã, Irapuru, Itaberá, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itatiba, Itupeva, Ituverava, Jaguariúna, Jales, José Bonifácio, Lorena, Mairiporã, Martinópolis, Matão, Mirante do Paranapanema, Mogi Mirim, Nuporanga, Orlândia, Panorama, Patrocínio Paulista, Paulínia, Pederneiras, Pirassununga, Poá, Potirendaba, Rancharia, Rosana, Santa Adélia, Santa Isabel, São Bento do Sapucaí, São Joaquim da Barra, São Pedro e Vista Alegre do Alto.
Ao adotar o novo padrão, essas unidades funcionarão em um espaço com infraestrutura adequada, comunicação visual facilitadora e condições de acessibilidade. Os cidadãos também poderão realizar o pagamento de taxas com cartão de débito.
Entre as melhorias, vale destacar ainda a prova teórica eletrônica para os candidatos à primeira habilitação. Na nova unidade, os exames teóricos são realizados em computadores (sem uso de papel e caneta), com a divulgação do resultado na hora. Por meio do portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) ou pelo aplicativo para celulares e tablets (disponível para Android e iOS), o candidato pode treinar para a prova teórica com um simulado que contém perguntas reais do banco utilizado para o teste.